Difícil encontrar alguém que não goste de arroz. Como acompanhamento ou protagonista, o arroz é muito versátil e ótimo para incorporar molhos e outros ingredientes.
Esta seleção de receitas, que costumo preparar em casa, traz diferentes tipos de arroz combinados com frutos do mar, mas você pode substituir por frango ou outra proteína, além de legumes. São pratos que já estiveram por aqui, mas sempre acho útil agrupá-los para uma consulta mais fácil.
O arroz ideal para cada preparação
No dia a dia prefiro o arroz integral (gosto do cateto, que fica mais cremoso depois de cozido e dura mais na geladeira). Para risotos, gosto do Carnaroli, que deixa o prato mais cremoso. O arroz faz parte da minha dieta praticamente todos os dias. Veja a seguir, algumas das minhas receitas favoritas e dicas de uso para os diferentes tipos de arroz.
O arroz de camarão é um prato super fácil e delicioso
• Arroz branco: o mais comum no nosso dia a dia, pode ser usado para aproveitar sobras de frango, combinado com legumes como abobrinha e quiabo, ou em pratos mais sofisticados como este Arroz de Camarão. Sirva com um Albariño, da Espanha.
Para um arroz caldoso, o Carolino é ideal
• Arroz Carolino: este arroz português é ideal para o preparo do arroz caldoso, que pode combinar tanto frutos do mar quando bacalhau e grão-de-bico, por exemplo. Confira a receita da foto que abre este em: Quando Servir um Rosé.
Pratos com curry ficam ótimos acompanhados com arroz Basmati ou Jasmim
• Arroz aromático: tanto o Basmati, de origem indiana, quanto o Jasmim, usado na cozinha Thai, são deliciosos para acompanhar pratos que levam curry e outras especiarias dessas duas cozinhas. Para se inspirar, confira a receita de Camarão ao Curry. Para acompanhar, um vinho branco aromático, como o Riesling.
Arroz negro, contraste de cores e texturas
Arroz negro: gosto de usar este arroz para dar contraste de cor e de textura aos frutos do mar, uma vez que ele é mais firme. Você pode servir com camarões grelhados ou usar no recheio de lulas, por exemplo. Confira esta receita de Lula com Arroz Negro, que apesar de ser mais elaborada, é um espetáculo. No Instagram do Mesa Completa você encontra um reels que mostra como fazer. Para acompanhar, um branco que combina estrutura e frescor, como um Encruzado (Dão, Portugal) ou um Chardonnay com pouca madeira.
Deixe um comentário