Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    GastronomiaMinha Cozinha • 19 de dezembro de 2023

    Entradas frescas

    Para espantar o calor que promete continuar durante as festas, preparei uma seleção de entradinhas bem frescas e fáceis de fazer

    Guacamole e ceviche são duas entradas muito frescas e saborosas, que muitas vezes sirvo juntas. Para a guacamole, use um abacate macio amassado, junte suco de limão, 1 pimenta-dedo-de-moça (sem as sementes) picadinha, 1/2 a 1 cebola roxa picadinha, 1 a 2 tomates sem pele e sem sementes picados em quadradinhos. Tempere com sal e um fio de azeite e junte coentro picado. Sirva com pão sueco (prefiro) ou nachos.
     
     
    Para o ceviche é fundamental um peixe bem fresco (gosto do robalo), que você tempera com suco de limão tahiti, juntando 1 pimenta-dedo-de-moça (sem as sementes) picadinha e 1 cebola roxa média cortada em gomos. Depois, é só temperar com sal e acrescentar coentro picado. Deixe tomar gosto por uns 15 minutos na geladeira antes de servir.
     
    Salada de lula (refogada rapidamente no azeite com alho, se gostar) com batata cozida, raspas e suco de limão-siciliano, azeite, flor de sal e folhinhas de rúcula. Uma combinação muito gostosa, que você pode servir morna ou fria.
     
    Legumes crus sempre estão presentes na minha mesa. Gosto de colocar rabanete, pepino e cenoura crus como uma alternativa para servir com pastas como homus e outras à base de queijo (como gorgonzola e iogurte greco). Outra ideia super legal é preparar este carpaccio de rabanete, com raspas e suco de limão-siciliano, castanha-de-caju picadinha, mostarda, azeite de oliva, flor de sal e salsinha picada. Muito leve e fresquinho demais!
     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *