Preparar um prato de efeito e ainda gastar pouco tempo é tudo o que a gente deseja. Basta caprichar na escolha dos ingredientes e respeitar os tempos de cozimento. Para esta receita, que meu marido e eu preparamos numa tarde quente de domingo, usamos camarões rosa limpos, mantendo somente a cauda para o prato ficar mais bonito.
Primeiro, temperamos os camarões com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Depois, douramos o camarão no azeite dois dois lados e adicionamos pimenta calabresa (esta combinação é divina!). Esta é uma etapa importante, porque não se pode cozinhar muito o camarão. O ideal é deixar até mudar de cor. Retiramos os camarões e reservamos.
Em seguida, começamos o preparo do arroz na mesma panela para aproveitar o fundo de cozimento. Refogamos 1/2 cebola picada no azeite e juntamos 1 xícara de arroz. Depois, colocamos água fervente (a proporção é de duas xícaras de água para 1 xícara de arroz branco, mas aqui tivemos de reforçar a água um pouquinho porque a panela é rasa). Temperamos com sal, juntamos 2 colheres (sopa) de molho de tomate (ou passata de tomate) e deixamos cozinhar. Depois de cozido o arroz, voltamos os camarões para a panela, misturamos bem e polvilhamos com salsinha picada. Se você gostar, pode usar coentro picado.
Sugestões de vinho: escolha brancos com boa estrutura e frescor, como um Borgonha ou um bom Chardonnay do Novo Mundo, com madeira equilibrada; um Albariño da Espanha vai muito bem; um Encruzado do Dão, Portugal, também fica divino.
O nome desta linda cor das panelas e caçarolas Le Creuset é “artichoke”.
Deixe um comentário