Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    Minha Cozinha • 1 de julho de 2025

    Mesa Completa 

    Depois de uma longa temporada, o Mesa Completa está de volta com receitas, viagens, vinhos e outras dicas saborosas

    Sempre gostei de compartilhar as minhas descobertas gastronômicas e, depois de quase um ano sem escrever no site, resolvi retomar o Mesa Completa, que funciona como meu “diário de delícias”. A foto de abertura, muito inspiradora com este mercado provençal, é um exemplo. Eu mesma consulto o site muitas vezes para rever uma receita, me lembrar de algum lugar que visitei, enviar dicas de viagens e de restaurantes para amigos que me pedem. 

    Percebi ainda que o Mesa Completa me incentiva a criar novos pratos e a fotografar (ainda vou fazer um curso de fotografia!), duas atividades que me dão muito prazer. Sem contar as pesquisas em livros de receitas (tenho muitos!) e revistas antigas. Recentemente, descobri um caderno de receitas da minha falecida sogra, que com certeza será fonte de muitos pratos novos. 

    Fazer aulas de cozinha também está nos planos. Em abril, estive na Escola Wilma Kövesi e participei de uma aula sobre arroz no curso de formação de chefs “Lab de Cozinha”. Foi uma delícia estar naquele ambiente, trocar dicas e, principalmente, rever a Betty, filha da fundadora Wilma Kövesi, que tem dado sequência a este trabalho maravilhoso criado pela mãe. 

    Como achei que teria que dar uma receita, segue aqui um Frango ao Curry com Maçã Verde, um prato delicioso e muito fácil de fazer.

    Temperei o peito de frango (uso Korin) com sal, pimenta-do-reino e cebola ralada, que ajuda no sabor e na maciez da carne. Usei leite de coco Sococo, porque acho mais saboroso e mais leve do que creme de leite. Grelhei o frango na frigideira com azeite e juntei maçã verde cortada em fatias. Deixei dourar e acrescentei o leite de coco (deixe um pouco para diluir o curry). Por fim, combinei dois tipos de curry, incluindo um aromático e um picante, misturando bem. Adicionei o curry, mexi bem e acertei o sal. Servi com arroz branco, mas fica muito bom com arroz jasmim. Faltou a salsinha, mas pode incluir!

    Nota: o porta-guardanapos da foto  é do Morito Ebine, que uma hora dessas será assunto por aqui.

     

     

     


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *