Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    GastronomiaMinha Cozinha • 11 de junho de 2024

    Meia Desfeita

    Esta receita portuguesa de nome divertido é preparada com bacalhau, grão-de-bico e ovos cozidos. Perfeita para os dias mais frios

    Bacalhau não é só nas datas festivas, como Páscoa e Natal. Aliás, nas outras épocas do ano seu preço é bem mais atraente. Gosto de preparar pratos com bacalhau nos dias de temperatura mais baixa e quase sempre acompanho com vinho branco, que tenha bom corpo e frescor.

    Um dia desses, meu marido e eu decidimos fazer a Meia Desfeita, prato originário de Lisboa. O nome me chamou a atenção  e fui pesquisar. Encontrei um artigo bem interessante escrito por Fátima Moura no blog Conversas à Mesa, cujo link deixo aqui para quem quiser consultar: A Desfeita e a Meia Desfeita

    Para preparar, usamos como inspiração a receita do chef Vítor Sobral, do livro As Minhas Receitas de Bacalhau, com 500 receitas. Sempre acho incrível que este chef português tenha reunido tantas receitas em torno do bacalhau, além de dar informações sobre os tipos, as origens e muitas dicas de como escolher e preparar o pescado. 

    Apesar de ele recomendar posta de bacalhau, preferimos usar o bacalhau em lascas (mais fácil de dessalgar e hidratar). O grão-de-bico foi em conserva, mas você pode optar pelo fresco e cozinhar.

    Preparo:
    Em uma frigideira, refogue uma cebola cortada em rodelas no azeite de oliva até murchar (se gostar, junte ao refogado um ou dois dentes de alho cortados em lâminas). Acrescente as lascas de bacalhau (usamos uma bandeja) dessalgadas e escorridas e misture bem. Adicione o grão-de-bico escorrido e mexa delicadamente.

    Tempere com páprica (você pode misturar a doce e a picante a gosto) e acerte o sal (use de preferência sal marinho). Por fim, acrescente ovos cozidos cortados em rodelas. Para completar, salsinha picada e pimenta-do-reino moída na hora.

    Sugestões de vinho:
    • Lobo de Vasconcellos LV Branco, do Alentejo, um corte de Arinto e Verdelho – importado pela Premium Wines

    • Ameal Reserva – produzido na região dos Vinhos Verdes com a uva Loureiro – importado pela Qualimpor


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *