Uma carne de panela, com um toque de sofisticação, é como eu poderia definir esta receita. No livro Os Sabores da Borgonha (Senac SP), o chef Emmanuel Bassoleil, que é dessa região, chama esta receita de Músculo ao vinho tinto, já que uma das carnes para prepará-la é justamente esta.
Meu marido e eu escolhemos o acém para preparar nossa versão de boeuf bourguignon, que ficou uma delícia. Na verdade, não é uma receita trabalhosa… apenas um pouco longa. Mas enquanto cozinhamos, vamos petiscando, conversando e tomando um vinho e fica tudo bem.
Para preparar esta receita, escolha uma panela de fundo grosso. Pique todos os ingredientes, enquanto a carne vai marinando (na feira, você encontra as cebolinhas já descascadas, o que ajuda muito). Confira a seguir, o modo de preparo desta receita super saborosa.
Prefira uma panela de fundo grosso para preparar esta receita
Vou descrever a receita como fizemos:
• a carne deve ser cortada em cubos grandes e marinada por cerca de 2 horas em vinho tinto de boa acidez, com folhas de louro e de tomilho.
• depois, separe a carne da marinada e tempere-a com sal e pimenta-do-reino. Numa panela de fundo grosso, coloque azeite e doure a carne por fora, deixando o miolo mal passado.
• em seguida, volte o caldo para a panela e adicione um pouco de molho de tomate (usamos o Mutti).
• os demais ingredientes – cenoura, salsão, bacon, cebolinhas e cogumelos-de-paris frescos previamente picados – devem ser adicionados aos poucos e quase no final do cozimento da carne, para não passarem do ponto.
• para acompanhar escolhemos arroz branco, mas você pode servir com purê de batata ou uma massa na manteiga.
O vinho? Além de um Borgonha tinto, a combinação perfeita, você pode acompanhar com um Pinot do Chile ou da Nova Zelândia.
Deixe um comentário