Adoro café da manhã e para mim todo dia é sempre especial. Nos fins de semana, aproveito para caprichar mais, com pães diferentes e ovos, além de frutas, geleia, queijos, café ou chá. Para as festas, quando a gente acorda mais tarde, minha sugestão é um brunch (junção de breakfast – café da manhã – e lunch – almoço), aquela refeição perfeita quando se tem mais tempo de ficar ao redor da mesa, conversando. A foto que abre este post é inspirada na Tarte Tatin, torta invertida feita normalmente com maçãs (com pera também fica o máximo).
Torta Rústica de Ameixas
Ingredientes
Recheio
- 4 a 5 ameixas grandes
- 3/4 xícara (chá) de açúcar
- 1/3 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
Massa
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 7 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada em pedacinhos (cera de 105 g de manteiga)
- 1 pitada de sal
- 3 colheres (sopa) de água gelada
1. Num bowl, coloque a farinha, a manteiga e o sal. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte a água gelada e misture até que a massa fique homogênea. Se estiver muito grudenta, coloque mais um pouco de farinha. Achate a massa até formar uma rodela, coloque-a entre duas folhas de papel-manteiga e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora.
2. Lave as ameixas, seque e corte-as em gomos não muito finos. Em uma panela pequena, misture o açúcar e a água e leve ao fogo alto sem mexer. Deixe por cerca de 7 minutos ou até ficar de cor âmbar. Retire do fogo e bata com a manteiga. Despeje o caramelo, em seguida, numa travessa refratária redonda e transparente (vai facilitar para ver como a fruta está cozinhando). Distribua por cima as fatias de ameixa, formando círculos.
3. Retire a massa da geladeira e abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter um círculo ligeiramente maior que a travessa. Distribua a massa sobre as frutas, apertando bem em toda a borda.
4. Leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos, ou até a massa ficar dourada e as frutas começarem a borbulhar. Retire a torta do forno, coloque um prato redondo e grande sobre a travessa refratária, vire a travessa e desenforme sobre o prato.
5. Sirva a torta morna ou em temperatura ambiente, acompanhada de creme chantilly fresco.
Os toasts são sempre gostosos e permitem diversas combinações. Aqui eu escolhi salmão defumado e Ovo Poché (veja a receita no link), com dill, sobre uma fatia de pão rústico integral. Você pode substituir o salmão por um bom presunto cozido. Gosto também de fazer toasts com homus e rodelas fininhas de rabanete. Salmão defumado com abacate fica também muito gostoso.
Para os fãs de pão de queijo, recomendo esta receita do chef mineiro Leo Paixão, super fácil de fazer e que faz o maior sucesso. Confira no post Pão de Queijo. E se você quiser seguir o costume mineiro, pode rechear com pernil desfiado ou servir com goiabada.
Para beber, além de café ou chá, você pode servir Mimosa, um drinque muito simples e refrescante, feito com suco de laranja e espumante, em partes iguais. Ou aromatizar a água com rodelas de limão siciliano ou outro tipo de limão ou laranja, além de ervas frescas como hortelã e alecrim.
Outra opção doce perfeita para café da manhã é esta Torta de Maçã, que você pode conferir num post mais antigo. Fica uma delícia!
Amei as dicas!!! Obrigada por sempre trazer idéias deliciosas para nossas vidas!
Obrigada pelos elogios, que me trazem muita motivação e alegria!