Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 6 de março de 2020

Ovo Poché

O que inspirou este post foi um café da manhã divino, numa recente viagem a Bordeaux, com ovo poché em diferentes combinações

Domingo de inverno com sol em Bordeaux e fomos tomar café da manhã no The Breakfast Club, lugar charmoso e minúsculo. Meu marido pediu Ovos Benedict, aquela receita americana clássica com uma tostada de muffin, uma generosa fatia de presunto, ovo poché e molho holandês, feito com gemas, manteiga, limão e sal. A preparação foi servida com batatas fritas e uma saladinha!

Como eu vi que tinha uma versão com espinafre (no lugar do presunto), decidi provar. Gosto muito da combinação de ovo e espinafre e achei que poderia fazer em casa (talvez sem o molho holandês para não ficar tão gordinho). Mas como fazer o ovo poché? Um tempo atrás, comprei uma concha especial para preparar estes ovos, que são cozidos na água sem a casca, mas não deu muito certo e desisti.

Fui pesquisar como fazer ovo poché e encontrei um video no YouTube do inglês Jamie Oliver, que gostei bastante. Para mim, a melhor opção é a trouxinha de filme plástico, que eu testei e ficou muito bom.

Corte um pedaço de filme plástico de mais ou menos 30 cm e envolva uma xícara (se você tiver uma tigelinha um pouquinho mais funda deve ficar melhor), deixando as sobras para fora. Quebre o ovo lá dentro (se ele estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 15 a 20 minutos), puxe as sobras do filme plástico para cima e para o centro da xícara e forme uma trouxinha, enrolando bem na ponta para não soltar.

Em uma panelinha alta, coloque água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e coloque a trouxinha e mexa a água com uma colher. Deixe por 4 minutos e retire com um pegador de salada (de preferência de plástico). No meio do processo, eu liguei o fogo novamente (no mínimo) porque não senti confiança de que o ovo cozinharia. Mas assim que começou a querer ferver, eu desliguei de novo. Coloque a trouxinha sobre uma superfície, desenrole e transfira o ovo para um prato ou para uma fatia de pão tostada. Se gostar, tempere com sal e pimenta-do-reino.

Minha versão de ovo poché na trouxinha de filme plástico ficou assim, perfeita!

Tente você também e depois faça suas combinações favoritas. Além do espinafre, outra combinação que adoro é de ovo com cogumelos refogados. Você coloca os cogumelos sobre a fatia de pão tostada e por cima, o ovo.

Com aspargos, como sugerido por Jamie Oliver, também fica uma delícia! São opções para um café da manhã caprichado ou até mesmo um jantar. Vamos aproveitar que o ovo está em alta!

 Use ovos frescos e orgânicos, que são muito mais saborosos e têm a gema amarelinha


0 Comentários

Deixe o seu comentário!