Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 23 de janeiro de 2020

Lula com Arroz Negro

Rechear lulas com arroz negro, combinado com camarões e outros ingredientes, resulta em um prato lindo e muito saboroso

Inspirada em uma receita da primeira edição da revista Gourmet life (2008), que editei durante quatro anos, meu marido e eu preparamos estas lulas recheadas com arroz negro, camarão rosa pequenos, tomates e salsão, que ficaram maravilhosas.

Já fizemos lulas assim algumas vezes e até já contei aqui no post Lulas Recheadas, mas mudamos completamente o recheio e deu muito certo. O importante é conseguir lulas fresquinhas (esta é uma época boa) e comprar as maiores, já que depois de cozidas, elas encolhem. O ideal é preparar este prato em dupla, cada um cuidando de uma etapa, com uma boa música e uma taça de vinho, que é o jeito que a gente costuma cozinhar.

Lulas Recheadas com Arroz Negro

Ingredientes

  • 5 lulas grandes limpas (separe os tentáculos)
  • 100 g de arroz negro
  • 3 tomates maduros e firmes
  • 1/2 talo de salsão
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta-dedo-de-moça
  • azeite de oliva
  • coentro picado (ou salsinha, se preferir)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate caseiro temperado com sal e pimenta-do-reino
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Cozinhe o arroz em água com um pouco de sal durante 50 minutos ou até ficar al dente. Escorra em uma peneira e reserve.
2. Tempere as lulas por dentro e por fora com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Tempere também os camarões e os tentáculos picados e deixe tomar gosto.
3. Enquanto isso, elimine a pele e as sementes dos tomates e corte-os em cubinhos. Pique o salsão em cubinhos e a cebola também. Pique o alho em lâminas e os tentáculos da lula em pedaços pequenos (deixe um ou dois tentáculos inteiros para decorar o prato). Abra a pimenta-dedo-de-moça ao meio e elimine as sementes. Depois, corte-a em pedacinhos bem pequenos.

4. Prepare o recheio em uma frigideira antiaderente. Coloque um pouco de azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e o alho. Em seguida, junte o salsão e os tentáculos da lula e misture. Espere dois minutos e junte os tomates. Por último, coloque os camarões e deixe refogar rapidamente. Acrescente o arroz escorrido, misture bem e adicione a pimenta-dedo-de-moça e o coentro. Acerte o sal e a pimenta, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, recheie as lulas com este refogado e prenda-as com palitos de madeira.
5. Em uma wok anti-aderente de fundo grosso (ou frigideira grande com tampa), coloque um pouco de azeite e refogue as lulas de todos os lados, virando-as com uma pinça grande (cerca de 3 minutos). Junte o molho de tomate e deixe por mais 3-4 minutos. Pouco antes de desligar o fogo, adicione os tentáculos reservados. Sirva em seguida, com arroz branco.

Para acompanhar este prato, minha sugestão é um Chardonnay com pouca madeira ou um Encruzado (Dão)


0 Comentários

Deixe o seu comentário!