Já falei muito aqui que um dos meus programas favoritos (não só meu, mas do meu marido também) é ir à feira da Vila Madalena no sábado de manhã. Começamos pela banca da Helena, nossa peixeira, e dependendo do que ela tiver de melhor, definimos o cardápio e vamos completando com os outros ingredientes nas bancas seguintes.
Quem quiser fazer uma viagem virtual pela feira é só ver o post Feira livre da Vila. No último sábado, encontramos lulas lindas e de bom tamanho para rechear. E foi o prato principal do nosso almoço de Páscoa. A entrada foi um cuscuz de bacalhau delicioso que ganhei da minha amiga Rita Atrib, chef e proprietária do Petit Comité, que servimos com salada de agrião.
Hoje, vou “fazer gentileza com o chapéu alheio”, como diz o ditado, e compartilhar a receita do Orlando dessas lulas recheadas – sem nenhuma conotação política! Claro que eu participo, ajudando no preparo dos ingredientes, e acho sempre uma delícia cozinhar assim: com boa música, bom papo e um vinhozinho.
Lulas Recheadas com Camarão e Shimeji
Ingredientes
- 4 lulas de 20 cm a 25 cm de comprimento limpas (sem a pele e sem a pena)
- azeite de oliva
- 1 cebola pequena bem picada
- 3 a 4 dentes de alho picados
- 1/2 kg de camarão pequeno (não muito pequeno)
- 2 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro
- 1 pacote pequeno de cogumelos shimeji
- 2 colheres (sopa) de miolo de pão (com casca, francês ou baguete) amanhecido em pedaços minúsculos
- azeite de oliva
- salsinha e coentro a gosto
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Separe os tentáculos das lulas e reserve-os para o refogado. Tempere-as com sal e pimenta-do-reino e reserve.
2. Faça um refogado numa frigideira com um pouco de azeite, a cebola e o alho. Junte o shimeji (antes separe em partes bem pequenas), os camarões e os tentáculos das lulas. Cozinhe rapidamente, tempere com sal e pimenta-do-reino e mexa. Adicione uma parte do molho de tomate e o pão e misture com delicadeza.
3. Recheie as lulas com esse refogado (o que sobrar, você pode acrescentar depois) e prenda com palitos.
4. Em uma frigideira em fogo alto, coloque o molho e tomate restante. Junte as lulas recheadas e cozinhe por 5 a 7 minutos, virando-as com cuidado. Junte o que sobrou do refogado, deixe aquecer e polvilhe com a salsinha e o coentro. Sirva em seguida com arroz branco.
Deixe um comentário