Gosto de combinar rosés com steak tartare ou tartare de atum, com carpaccio, pratos que levem frutos do mar, como este Arroz Caldoso de Lagostim e Alho-Poró, ou com nada, apenas para ter um momento prazeroso.
Os rosés variam muito de estilo, dos mais leves aos mais encorpados. Da mesma forma a cor, do clarinho rosé da Provence (o mais famoso) aos mais intensos, como os dois vinhos portugueses sugeridos aqui.
O Assobio Rosé é produzido no Douro pela Quinta dos Murças. Produzido com um corte de Touriga Nacional, Tinto Cão, Tinta Roriz, Rufete e Alicante Bouschet, é um vinho delicioso para tomar sozinho ou com as preparações que sugeri acima. E ainda tem um teor alcoólico bem legal, de 12,5%. Importado pela Qualimpor, custa R$ 115,00.
O Casa da Passarella A Descoberta Rosado é elaborado no Dão com as uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Combinando boa estrutura e frescor, é um vinho sedutor e versátil, que também tem 12,5% de teor alcoólico. Importado pela Premium Wines, custa R$ 164,00
A receita do prato você confere a seguir:
Arroz Caldoso de Lagostim e Alho-Poró
Ingredientes
- 1,5 kg de lagostins inteiros (peça as carcaças para o caldo)
- 2 xícaras (chá) de arroz Carolino ou arroz branco
- azeite de oliva
- ½ cebola média picada
- 2 a 3 dentes de alho picados
- 3 talos de alho-poró cortados em rodelas
- 3 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro, de preferência
- coentro picado
- pimenta-dedo-de-moça sem as sementes picada
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- Para o caldo
- carcaças do lagostim
- 1 cebola pequena cortada em 4 gomos
- 3 a 4 talos de salsinha e cebolinha
- 1 talo pequeno de salsão
1. Prepare o caldo, colocando em uma panela as carcaças do lagostim (não precisa de todas), previamente lavadas, e os demais ingredientes. Junte água suficiente para formar um bom caldo e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 a 30 minutos.
2. Em seguida, escorra em uma peneira e descarte os ingredientes. Caso não use o caldo imediatamente, aqueça-o quando for usar.
3. Lave os lagostins e deixe escorrer. Em seguida, tempere-os com sal e pimenta-do-reino.
4. Numa panela de fundo grosso, coloque o azeite e doure rapidamente os lagostins (se a panela não for muito grande, faça este procedimento em duas etapas). Retire os lagostins e reserve.
5. Na mesma panela, coloque mais um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione o alho-poró, mexa e deixe refogar. Junte o arroz e misture para pegar gosto.
6. Acrescente o molho de tomate e misture. Junte 4 xícaras do caldo aquecido, tempere com sal e deixe cozinhar.
7. Acrescente os lagostins, mexa com delicadeza e acerte o sal (apenas para aquecer os lagotins). Se necessário, adicione mais caldo. A ideia é que o arroz fique bem molhadinho.
8. Complete com a pimenta-dedo-de-moça e, por fim, o coentro. Sirva a seguir.
Deixe um comentário