Minha sugestão para este início de ano é que você prove vinhos diferentes. E como as importadoras costumam fazer promoções de verão, este é o momento perfeito para você explorar vinhos menos comuns, como os brancos de Chenin Blanc, que estão entre os meus favoritos.
Os brancos produzidos com esta uva no vale do Loire, França, são maravilhosos, puros, suculentos e muito frescos, com notas cítricas (casca de laranja) e minerais. Esta uva é usada para produzir espumantes, vinhos secos, meio secos e doces. Outro país que produz vinhos de Chenin, com preços mais acessíveis, é a África do Sul.
Camarão ao curry com maçã e Chenin Blanc seco ou meio seco fazem uma bela combinação
Além de serem deliciosos, os vinhos de Chenin Blanc são muito gastronômicos. Os secos podem ser combinados com friturinhas, pratos com peixes e frutos do mar, saladas e pratos vegetarianos. Os meio secos são ótimos para pratos da cozinha asiática e pratos agridoces em geral, como pato com laranja. Os doces vão muito bem com tortas de maçã e de pera, que são mais delicadas. Mesmo os vinhos doces dessa uva têm um grande frescor, o que os deixa mais interessantes.
Vinhedos do Domaine Huët, no vale do Loire, França
A Wines 4U traz Chenins da África do Sul (já provei o Mother Rock e gostei bastante). A Premium Wines importa vinhos do melhor produtor do Loire, o Domaine Huët, que já tive o prazer de visitar. Os vinhos são biodinâmicos de uma pureza absurda. São caros, mas valem cada gota.
Outra ótima opção do Loire, também importado pela Premium, é o biodinâmico Domaine Vigneau-Chevreau, que produz inclusive espumantes.
Deixe um comentário