Esqueça os Lambruscos doces e cansativos que costumam invadir o mercado brasileiro. Os Lambruscos produzidos pela Medici Ermete se destacam pela qualidade diferenciada. Já tive a oportunidade de provar alguns deles, na presença do produtor, em eventos promovidos pela importadora Decanter. Durante o lançamento da Confraria Adolar Hermann (veja o post Italianos Top), provei novamente o delicioso Lambrusco Concerto (R$163,10), que tem ótimo equilíbrio entre a fruta vermelha fresca, que aparece no paladar e dá aquela sensação de suculência, e o bom corpo.
Mas em que ocasião você tomaria um tinto frisante como este? Ele é o parceiro ideal para mortadela, salame, presunto di Parma, queijo parmesão, além de pratos como lasanha à bolonhesa e o que ilustra a foto abaixo. Além disso, tem baixo teor alcoólico (11,5%), o que sempre acho bom.
O Lambrusco Concerto fica ótimo com mortadela, salame e pratos como este, que combinam embutido e lentilhas
O sommelier da Decanter, Tiago Locateli, comentou que gosta muito de acompanhar este Lambrusco com cotechino e lentilha. Me lembrei, então, desta receita que leva linguiça toscana e acho que a combinação vai ficar perfeita. Veja no post Lentilha de Puy.
Sobre a Medici Ermete
A vinícola foi fundada em 1890 e se destaca na região por priorizar rendimentos menores em nome da qualidade. São orgânicos certificados e figuram com frequência no Gambero Rosso. O Concerto, por exemplo, tem uma sequência de mais de 10 vezes com Tre Bicchieri (nota máxima).
Deixe um comentário