Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Vinhos da SemanaVinhos e etc • 18 de agosto de 2021

Vinhos da Semana

Dois vinhos excelentes para a mesa: o Chianti L’Oca Ciuca, da Mistral, e o Casa da Passarella A Descoberta, da Premium Wines

O L’Oca Ciuca Chianti Riserva é uma novidade da Mistral. O nome significa “o ganso bêbado”, numa referência aos gansos que migram das regiões mais frias no outono e ficam até a primavera na Toscana. O site da importadora completa: “como é impossível estar na região sem aproveitar os vinhos locais, voltam para o leste ‘embriagados’ pela beleza de Cerretto Giudi”, onde se encontra a vinícola. 

O L’Oca Ciuca Chianti Riserva 2016 (R$ 193,50) traz um corte de Sangiovese com Syrah e Merlot, com passagem de 15 meses em barricas. Gostoso e suculento, ficou perfeito com um ravióli de queijo e manjericão, com molho de tomate que preparei, mas tem corpo suficiente para acompanhar pratos mais estruturados, que levem carne, por exemplo. 

O Casa da Passarella A Descoberta Colheita Branco é uma paixão mais antiga. Conheço o enólogo Paulo Nunes, sou super fã dos seus vinhos e já estive na vinícola, que fica na região da Serra da Estrela (do famoso queijo português), no Dão. A safra 2019 traz um corte de Encruzado (a grande uva branca portuguesa), Malvasia e Verdelho. Elegante, com bom corpo e grande frescor, é perfeito para pratos à base de peixes e frutos do mar, como a peixada de robalo e camarões que preparamos em casa no último domingo. Importado pela Premium Wines, custa R$ 172,80.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *