Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Vinhos da SemanaVinhos e etc • 28 de setembro de 2021

Zanotto Sangiovese

Único vinho do Brasil a obter medalha de ouro no Decanter World Wine Awards, premiação que avalia vinhos do mundo todo

O Decanter World Wine Awards é uma premiação organizada pela renomada revista inglesa Decanter, que avalia vinhos do mundo todo. O Zanotto Sangiovese 2020 foi o único vinho brasileiro a obter medalha de ouro, com 95 pontos. Provamos este Sangiovese durante um zoom organizado pela CH2A Comunicação, com a participação de João Carlos Zanotto, diretor presidente da vinícola, e o enólogo-chefe André Donatti, que trabalha na vinícola há 15 anos.

Este vinho é produzido pela Campestre, maior produtora de vinhos de mesa do Brasil (o mais conhecido é o Pérgola), em Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, um projeto novo dessa vinícola que está investindo em vinhos finos. Lembrando que os vinhos de mesa (ou vinhos de garrafão, como são chamados, apesar de o Pérgola ser apresentado em garrafa) são produzidos com a vitis americana e os vinhos finos são elaborados com a vitis vinifera.

O Zanotto Sangiovese 2020 (R$ 69,90) tem a seu favor a safra, considerada excelente no Rio Grande do Sul. É um vinho jovem, sem passagem por madeira, bastante frutado, saboroso e com bom frescor. Ótimo para acompanhar massas, pizzas e itens da charcutaria. O único problema é que a produção é pequena e não sei se os produtores vão manter o preço.  

Provamos ainda o Zanotto Sauvignon Blanc 2021 (em torno de R$ 50,00), bastante aromático, com notas de abacaxi maduro e maracujá. Para meu gosto, este vinho carece de frescor, mas pode agradar os que preferem vinhos frutados.

Este projeto novo da Campestre em Campos de Cima da Serra ocupa um antigo frigorífero e em breve será aberto também para o enoturismo, com restaurante de cozinha italiana e uma capela. Atualmente são cultivadas 12 variedades de uva como Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Merlot, além da Sangiovese, variedades que se adaptaram muito bem na região, que tem altitude em torno de mil metros. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *