Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    GastronomiaMinha Cozinha • 8 de outubro de 2020

    Lentilha de Puy

    Com grãos pequenos verde-escuros, a lentilha de Puy é muito saborosa e pode ser combinada com vários ingredientes. Confira!

    Originária da França, a lentilha de Puy pode ser preparada de muitas formas. Para a receita que abre este post, incluí apenas cenoura, cebola e alho, mas você pode variar os ingredientes. Fácil de fazer, acompanha super bem linguiça grelhada ou assada e pode ser servida como entrada, em porções menores, ou prato principal. Outra opção, é fazer uma salada de lentilhas, incluindo cebola roxa ou erva-doce, para dar frescor, e servir com rosbife ou linguiça grelhada. Gosto também da combinação dessas lentilhas com bacon.

    Uma receita que sempre fazemos em casa para acompanhar cordeiro é o arroz de lentilhas. Basta refogar bastante cebola em rodelas até murchar bem e quase caramelizar, o que  acontece naturalmente. Depois, juntar as lentilhas cozidas, temperar com sal e pimenta-do-reino e acrescentar o arroz branco cozido. Se quiser incrementar, adicione bacon (frite antes o bacon em uma frigideira antiaderente sem nada, escorra o excesso de gordura e deixe secar num prato com toalha de papel). Fica uma delícia!

    As lentilhas de Puy são perfeitas também para acompanhar frutos do mar como camarões, lagostins e vieiras.

    Lentilha de Puy com Linguiça no Forno

    Ingredientes

    • 2 linguiças frescas de sua preferência
    • 1 xícara (chá) de lentilha de Puy
    • ½ cebola grande bem picada
    • 2 dentes de alho bem picados
    • 1 cenoura grande picada em cubinhos
    • azeite de oliva
    • um bom vinagre de vinho tinto
    • 1 pitada de cominho em pó
    • sal a gosto
    • salsinha picada

    1. Coloque a lentilha de molho durante 1 hora. Em seguida, escorra, troque a água e leve para cozinhar. Quando estiver cozida “al dente”, escorra e reserve. Nunca cozinhe a lentilha com sal, para que fique macia (dica da Yannick, minha professora de francês e minha amiga).
    2. Em uma panela, coloque o azeite de oliva e junte a cebola. Deixe murchar e acrescente o alho, mexendo sempre e tomando cuidado para não queimar. Junte a cenoura, misture e tempere com sal. Deixe cozinhar rapidamente, para que a cenoura fique crocante.
    3. Adicione a lentilha escorrida. Regue com um pouco de vinagre (cerca de 1 colher de chá rasa), tempere com sal e com o cominho. Misture e prove o tempero. No fim do cozimento, junte a salsinha picada. Sirva a lentilha com as linguiças assadas no forno.

    Sugestão de vinho: tintos frutados e frescos, como um Tempranillo jovem.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *