A berinjela é um ingrediente clássico das cozinhas italiana e árabe, para citar algumas, e rende pratos deliciosos. Entre as combinações mais comuns com este legume estão tomate, queijos frescos, como mussarela de búfala, e ervas aromáticas, como o manjericão. Uma das preparações mais conhecidas com berinjela é a Caponata, que foi uma das primeiras receitas que dei no Mesa Completa.
Para preparar a entradinha da foto que abre este post, escolhi a berinjela chinesa, mais clara que a versão escura que a gente costuma ver mais, com menos sementes e mais firme. De qualquer forma, é importante escolher as mais leves, que têm menos sementes.
Cortei a berinjela em rodelas não muito finas, temperei com sal marinho e grelhei numa frigideira antiaderente com azeite de oliva. Depois, distribui entre as rodelas fatias de tomatinhos e mussarela de búfala (aquelas pequenas), também cortadas. Completei com manjericão e flor de sal. Se você quiser, pode regar com mais azeite de oliva. Fiz no formato de torre, para ficar mais bonita, mas você pode simplesmente colocar todos os ingredientes em uma travessa e misturar. Para acompanhar, é fundamental um belo pão. Servi com o pão de fermentação natural da Pão Padaria Artesanal Orgânica, que é um dos melhores que conheço.
Você pode ainda usar a berinjela para incrementar um molho, como na receita de Espaguete com Linguiça e Berinjela, uma combinação deliciosa.
Para uma versão vegetariana de massa com berinjela, reveja o post Spaghetti alla Curcuma. Você pode incluir ainda azeitonas pretas e polvilhar com um bom parmesão italiano, que fica uma delícia.
Deixe um comentário