Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 3 de fevereiro de 2021

Espaguete com Linguiça e Berinjela

Molho de tomate, linguiça toscana de ótima qualidade e berinjela compõem divinamente este belo prato de espaguete. Prove!

Minha inspiração para esta receita foi A Itália de Jamie, livro que gosto bastante de consultar, produzido pelo chef Jamie Oliver. Combinei duas receitas, na verdade, com um resultado delicioso. As bolinhas de linguiça deram um toque à massa, mas você pode tranquilamente preparar uma versão vegetariana apenas com o molho de tomate e a berinjela grelhada. 

Algumas dicas para esta receita: ter um molho de tomate caseiro ou usar tomates pelados de uma boa marca (gosto muito da Mutti, marca italiana importada pela Aurora); acho que não precisa finalizar com queijo parmesão ralado, a não ser que você faça a versão vegetariana; a dica do livro de grelhar a berinjela com orégano é muito legal (fica incrível!); usei a linguiça toscana da Pirineus e achei bem gostosa.

Apesar de ter muitos passos, esta receita é bem simples de fazer:

Espaguete com Linguiça Toscana e Berinjela

Para 4 pessoas

Ingredientes

  • 450 g de espaguete
  • 3 a 4 linguiças toscanas
  • 2 berinjelas médias firmes
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate caseiro (ou uma lata de tomates pelados de boa qualidade)
  • orégano seco
  • 2 dentes de alho em lâminas
  • manjericão fresco
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Em uma panela, coloque bastante água para ferver, com um pouco de sal.
2. Com uma faca afiada, faça uma fenda no sentido do comprimento das linguiças e esprema o conteúdo em um prato. Com as mãos umedecidas, faça bolas pequenas com a linguiça e reserve.
3. Lave as berinjelas, seque-as e parta ao meio no sentido do comprimento. Corte-as em tiras largas, eliminando o excesso de sementes, e divida as tiras ao meio.
4. Em uma frigideira, coloque azeite de oliva e grelhe a berinjela, em duas etapas, virando de todos os lados. No meio do cozimento, polvilhe com orégano e tempere com sal. Reserve em um prato.
5. Na mesma frigideira, grelhe rapidamente as bolinhas de linguiça, somente para pegar uma cor. Retire-as e coloque-as em um prato.
6. Ainda na mesma frigideira (onde você pode, inclusive, servir a massa), coloque um pouco de azeite e refogue o alho. Junte o molho de tomate (eu sempre tenho uma reserva no freezer) ou o tomate pelado e refogue, acertando o sal e a pimenta-do-reino. Se usar tomate pelado, pique antes de refogar.
7. Junte a berinjela grelhada e as bolinhas de linguiça ao molho, acerte o sal e a pimenta-do-reino e mexa com delicadeza.
8. Escorra a massa quando estiver “al dente” e junte ao molho. Misture bem para incorporar todos os ingredientes, acrescente as folhinhas de manjericão e sirva em seguida.

Sugestões de vinho: um bom italiano, como um Barbera d’Alba ou um Chianti.

Para o equilíbrio do prato, o molho não deve ser muito abundante para não tirar o brilho da linguiça e da berinjela


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *