Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Vinhos da SemanaVinhos e etc • 5 de fevereiro de 2020

Pizzato Brut Rosé

A safra 2018 do Pizzato Brut Rosé acaba de ser lançada. Produzido no Vale dos Vinhedos, RS, é um vinho sedutor e gastronômico

Abri o Pizzato Brut Rosé 2018 num fim de tarde com cara de chuva, que tem sido frequente no verão deste ano. Apesar de não ter favorecido minha foto, não atrapalhou em nada o meu prazer ao provar este vinho. Produzido pelo método tradicional (o mesmo do champanhe), este espumante é um corte de Pinot Noir (90%) e Chardonnay (10%), com 12% de álcool.

Na taça, tem a cor atraente dos rosés (adoro!), com aroma de frutas vermelhas frescas, como morango. No paladar, tem frescor agradável e boa cremosidade, com perlage (bolhinhas) delicada. Ideal para aperitivos ou para um fim de tarde a dois. A safra 2016 deste espumante recebeu 91 pontos da revista inglesa Decanter.

Recentemente, provei o Pizzato Sauvignon Blanc, também da safra 2018, e gostei bastante (este vinho faz parte da carta do Esther Rooftop, sobre o qual falei na semana passada). Fresco e saboroso, é ideal para acompanhar peixes e frutos do mar, pratos com queijo de cabra e aperitivos de verão. Tem 12% de álcool, o que faz dele um vinho bem adequado para esta época do ano.

Entre os tintos, meu favorito é o Merlot, que desde a primeira safra (1999) vem acumulando prêmios. Melhor deixar para os dias mais frescos.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *