Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Vinhos da SemanaVinhos e etc • 26 de setembro de 2019

Vinho & Comida

Três entradas divinas: Figo e queijo de cabra, Salada com pera e roquefort e Fígado de frango com maçãs. Com que vinho eu vou?

Adoro quando posso combinar um prato com Riesling e aqui este vinho vai bem com duas das preparações. Você pode optar pelos alemães ou alsacianos, mas há bons vinhos com esta uva feitos na Nova Zelândia. Chenin Blanc (que a gente não tem tanto costume de tomar), do Vale do Loire ou da África do Sul, também é bastante indicado para pratos agridoces.

Não é todo mundo que gosta de incluir frutas em preparações salgadas. Eu adoro! Uma salada de rúcula com fatias de manga fica maravilhosa; laranja e abacaxi com carne de porco são perfeitos. Na minha cozinha há sempre uma variedade de frutas, seja para o café da manhã ou para as ocasiões em que decido preparar uma entradinha diferente, como estas três que você confere a seguir. Muito gostosas e fáceis de fazer!

Salada de Alface com Pera e Roquefort

Ingredientes
alface, suco de laranja, gengibre, azeite de oliva, queijo roquefort, nozes (opcional), pera, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

1. Escolha folhas fresquinhas e crocantes de alface, lave-as e seque. Rasgue as folhas com as mãos e coloque numa saladeira. Numa panela pequena, coloque suco de laranja e gengibre bem picadinho a gosto e faça uma redução (deixe ferver até diminuir o volume). Deixe esfriar e misture com um pouco de azeite de oliva extravirgem.
2. Junte na saladeira, um pedaço de queijo roquefort picado, algumas nozes picadas (opcional), pera cortada em gomos finos e tempere com o molho de laranja com gengibre, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva com pão tostado.

Sugestão de vinho: um Riesling não muito seco vai fazer o contraponto perfeito para o agridoce desta salada.

Figo e Queijo de Cabra

Ingredientes
figos maduros e firmes, queijo de cabra boursin (bolinha), fatias de pão rústico, flor de sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

1. Lave e seque os figos, corte-os ao meio, coloque-os em uma assadeira e leve ao forno até dourar. Toste as fatias de pão.
2. Monte as bruschettas, distribuindo os figos e colocando por cima a bolinha de queijo de cabra (coloquei meia bolinha para ficar mais delicado).
3. Tempere com flor de sal em flocos e pimenta-do-reino moída na hora e sirva.

Sugestão de vinho: Sauvignon Blanc e queijo de cabra é uma combinação clássica. Prove com um Sauvignon da Nova Zelândia ou do Chile.

Fígado de Frango com Cebolas e Maçã Verde

Ingredientes
fígado de frango (sem hormônios e antibióticos), cebola em rodelas, maçã verde cortada em gomos, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

1. Tempere o fígado com sal e pimenta-do-reino e reserve.
2. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e doure a cebola e a maçã (a proporção vai depender do seu gosto). Tempere com uma pitada de sal, retire da frigideira e reserve.
3. Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e grelhe o fígado, sem deixar ressecar nem ficar cru. Junte a cebola e a maçã, acerte o sal e deixe aquecer levemente. Sirva em seguida.

Sugestão de vinho: esta receita, muito comum na cozinha alemã, é maravilhosa. A maçã ácida e doce e a leve doçura da cebola dão um toque delicioso ao fígado. Para acompanhar, um Riesling não muito seco. Um Chenin Blanc do Loire ou da África do Sul, que tem preços menores, também cai muito bem.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!