Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Vinhos da SemanaVinhos e etc • 29 de janeiro de 2020

Vá de Manzanilla!

Produzido em Sanlúcar de Barrameda, na Andaluzia, o Manzanilla é o estilo mais fresco e delicado de Jerez. Ideal para o verão!

O Jerez seco é o vinho dos aperitivos (ou tapas, como são chamadas na Espanha estas pequenas e irresistíveis porções) por excelência, pelo fato de ser o tipo de bebida que vai bem com diferentes ingredientes. Imagine um croquete de jamón ou um camarão frito? Ambos podem ser acompanhados com uma taça de Jerez, no caso um Fino ou um Manzanilla, que são secos e frescos.

Um dos meus estilos favoritos, pelo frescor e as notas salinas e cítricas, é o Manzanilla. Gosto de tomar uma taça antes da refeição, com entradinhas à base de frutos do mar, frituras (manjubinha, tempurá de legumes ou os dois acima citados) e queijos de sabor acentuado (Manchego, da Espanha, ou os mineiros Canastra, Serro e Salitre maturados).

A seguir, cinco sugestões de rótulos para você também fazer esta experiência. Alguns restaurantes (menos do que eu gostaria) oferecem Jerez em taça.

Fernando de Castilla Classic Dry Manzanilla (Casa Flora)

La Guita Manzanilla (Zahil)

Sánchez Romate Manzanilla Viva La Pepa (Belle Cave)

La Gitana Manzanilla (Mistral)

Barbadillo Manzanilla (World Wine) – provei este Jerez no lançamento e gostei bastante.  Pena que esteja esgotado no site da importadora.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!