Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 9 de abril de 2020

Receitas de Páscoa

Mesmo com as dificuldades do confinamento, a Páscoa não pode passar em branco. Veja minhas sugestões práticas e bem gostosas!

Como está muito complicado fazer compras (saudade que sinto da minha feira!) e a maioria das pessoas está sem nenhuma ajuda em casa, preparei uma seleção de receitas fáceis e rápidas para deixar sua Páscoa bem saborosa. Apesar de essas receitas já terem sido publicadas aqui (peço desculpas aos meus leitores mais fiéis, mas não tive condições de fazer nada novo), é sempre bom ter uma coletânea.

Para quem não come carne na Sexta-Feira Santa, sugiro reler o post 5 Receitas com Peixe, que tem dicas bem legais. Outra opção é preparar estas Sardinhas ao Forno. Além de muito baratas e super saborosas, as sardinhas são ótimas para a saúde.

As sardinhas frescas devem estar limpas e abertas. Tempere com sal marinho (de preferência) e pimenta-do-reino moída na hora, coloque no interior de cada uma delas um raminho de salsinha ou de coentro. Distribua por cima, rodelas de cebola roxa, regue com azeite de oliva e leve ao forno por 15 minutos. Esta é uma ótima opção de entrada, acompanhada de pão. O vinho? Um refrescante Vinho Verde.

Outra entradinha que tem a cara da Páscoa são estes Ovos cozidos com Creme de Mostarda e Dill. O creme de mostarda pode ser feito com creme de leite fresco ou iogurte natural, desde que seja mais líquido. Basta misturar mostarda Dijon e mostarda em pó (se você tiver), regar os ovos, temperar com flor de sal e pimenta-do-reino moída na hora e decorar com raminhos de dill (endro). Esta é uma erva que eu amo e que fica muito boa em peixes. Se quiser conhecer mais, veja o post Ervas Frescas. Difícil servir qualquer vinho com ovos, mas um espumante Brut deve segurar a onda.

O prato que abre este post, é das coisas mais práticas que aprendi com meu marido. E olhe que quem é a prática do casal sou eu. Mas vamos à receita!

Bacalhau em Lascas

1. Coloque o bacalhau em lascas (450 g para duas porções generosas) em água fria de 2 a 3 horas antes de preparar o prato, trocando a água três vezes, ou até ficar bem hidratado e com sal equilibrado.
2. Cozinhe 2 batatas com a casca em água com um pouco de sal, prestando atenção para que fiquem firmes. Deixe esfriar naturalmente e corte-as em rodelas não muito finas. Descasque 2 cebolas e corte-as em rodelas
3. Numa frigideira ou numa wok, coloque uma quantidade generosa de azeite. Junte a cebola e deixe refogar bem, até ficar bem murcha. Acrescente o bacalhau escorrido e misture bem. Deixe tomar gosto por alguns minutos e, por último, adicione as batatas, mexendo com delicadeza. Prove o sal e adicione um pouco mais, se achar necessário. Polvilhe com pimenta-do-reino moída na hora e junte salsinha picada. Sirva com brócoli refogado com alho e azeite ou com espinafre refogado da mesma forma. Um arroz branco fica muito bom para carregar o azeite, que ganha um gosto ótimo.

O vinho para este prato poderia ser um Encruzado (Dão, Portugal) ou um Chardonnay não muito barricado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *