Coisas do mar sempre têm espaço garantido na minha cozinha, seja no verão ou no inverno. Mas é nos dias mais quentes que a gente busca receitas mais leves, e os peixes são ótimas opções. Três coisas que acho super importantes: encontrar um bom fornecedor, que tenha peixes bem frescos, experimentar tipos diferentes e respeitar o tempo de preparo, não cozinhando demais. Vamos a eles!
TRILHA
Tem carne branca, delicada e gosto divino. Para preparar Trilha ao forno: coloque os peixinhos inteiros, sem as vísceras, em uma assadeira. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, regue com bastante azeite de oliva e leve ao forno por cerca de 10 minutos (depende do forno). Retire do forno e distribua por cima dos peixes alho e cheiro verde bem picadinhos. Deixe por mais 5 minutos e retire do forno. Sirva como entrada, acompanhado de pão.
PARGO E VERMELHO
Amo os dois! São peixes de carne branca e saborosa, que podem ser grelhados (filé com pele) ou preparados no forno. Nesta última versão, eu gosto de preparar o peixe inteiro, fazendo cortes para pegar o tempero (sal e pimenta-do-reino a gosto). No interior do peixe, eu coloco ervas frescas como salsinha, coentro e cebolinha (os ramos inteiros). Você pode juntar cebola, legumes como cenoura, alho-poró, abobrinha, ou colocar alguns tomates bem maduros e firmes cortados em gomos. Veja esta receita de Vermelho ao Forno com Tomates.
PESCADA-CAMBUCU
É mais difícil de ser encontrada, mas quando achar, compre! O filé de pescada-cambucu é maravilhoso e fica ainda melhor se você empanar em farinha de mandioca. O truque é deixar o filé bem sequinho (enxugue com toalha de papel), temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto e fritar em óleo quente. Dos deuses!
GAROPA, ROBALO E NAMORADO
Estão entre os mais nobres. São ótimos para grelhar (filé com pele), assar e para fazer moquecas e peixadas (em postas). Para ensopados você pode usar também a pescada amarela. Já dei esta receita e você pode conferir: Peixada com Camarão Rosa.
SOBRAS DE PEIXES
As sobras de peixes assados rendem uma receita super gostosa e fresquinha! Salada de batata, com peixe e maçã verde: cozinhe a batata e corte em cubos pequenos. Pique a maçã em cubinhos e regue com suco de limão. Coloque numa saladeira esses dois ingredientes, junte o peixe desfiado (tome muito cuidado para eliminar todas as espinhas), adicione cebola roxa picada e salsinha (e coentro, se gostar) picada. Tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e azeite. Deixe refrescar na geladeira e sirva.
Gostaria de ficar recebendo receitas
Olá Antonia! Desculpe a demora em responder, mas estou na Nova Zelândia a trabalho. Vou cadastrar seu e-mail para você receber a newsletter. Sempre tem uma receita nova. Obrigada pelo interesse!
Gostaria de receber suas receitas por e-mail, achei maravilhosas.
Olá Marisa, que bom que você gosta das minhas receitas. Eu costumo enviar uma newsletter por semana, com receitas, dicas de restaurantes e de vinhos. Se você se cadastrou, vai receber certamente!