Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 6 de janeiro de 2020

Ervas Frescas

Que tal começar o ano incluindo alguns sabores diferentes em sua cozinha? Minha sugestão: dill, sálvia e tomilho-limão

O uso de ervas frescas nas receitas não só incrementa o sabor dos pratos, como ajuda a diminuir a quantidade de sal. Além das mais populares, como salsinha, cebolinha, coentro, manjericão e alecrim, que eu uso bastante, minha sugestão é que você explore novas ervas aromáticas, como dill (endro), sálvia e tomilho-limão. A seguir, algumas dicas de uso de cada uma delas.

O dill (endro) é indicado para peixes no forno e alguns frutos do mar (camarão e lagostim, por exemplo). Uma combinação clássica é com salmão defumado. Costumo fazer um aperitivo com quadradinhos de pão preto alemão (Pumpernickel), sobre os quais coloco creme azedo ou coalhada, um pedaço de salmão defumado, um fio de mostarda com mel e completo com um raminho de dill. Fica uma delícia!

A sálvia pede manteiga para temperar massas recheadas com abóbora ou com queijos como brie. A ideia é que sejam recheios de sabor delicado para equilibrar os ingredientes. Você pode usar ainda no galeto assado, que fica muito bom.

O tomilho-limão é menos conhecido e mais suave que o tomilho, já que tem um toque cítrico no sabor. Pode ser usado em aves e em legumes. Recentemente, preparei uma Tian de Tomates com Tomilho-limão e Parmesão, que ficou divina e entrou para o meu cardápio. Quer a receita? Veja o post Pratos de Festa, que tem ótimas receitas, não só para as celebrações.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!