Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    GastronomiaRestaurantes • 8 de fevereiro de 2023

    Garfadas em BH

    De lugares tradicionais como o Taste-Vin a novidades como o Grano 33, a capital mineira tem muita coisa boa a oferecer

    Frequento Belo Horizonte há mais de 10 anos e hoje posso dizer que a cidade é minha segunda morada. Decidi preparar esta lista, com alguns dos meus lugares favoritos, porque algumas pessoas costumam me pedir dicas de onde comer em BH. Procurei fazer uma seleção bem variada, incluindo alguns lugares tradicionais e novidades. Uma pena que não posso indicar a casa de alguns amigos, já que a famosa hospitalidade mineira me garante refeições memoráveis. 

    A seleção de soufflés do Taste-Vin é imperdível

    • Comandado pelo chef Rodrigo Fonseca, o Taste-Vin oferece pratos de bistrô muito bem executados. Um lugar onde não tem erro, você sempre vai comer muito bem. Comece pela seleção de soufflés (o de espinafre com passas e maçã é um dos meus favoritos), que você pode compartilhar como entrada. Entre os pratos principais, fico sempre em dúvida entre a galinha d’angola e a codorna. A carta de vinhos é excelente e alguns rótulos são de importação própria. A novidade é que no pós-pandemia a casa passou a abrir aos sábados para o almoço. É imprescindível reservar.

    Grano 33, ambiente aconchegante e funcionamento sem interrupção

    • Entre as novidades está o Grano 33, do chef Leo Mendes. Adoro o estilo de cozinha dele e já estive várias vezes no Mercado Grano, que fica no Jardim Canadá. Fiquei feliz com a abertura desta unidade, onde posso ir mais facilmente. Os pães são excelentes e estão entre os melhores da cidade; a pizza é muito boa e os pratos podem ter uma pegada de cozinha mineira ou não. Um lugar onde você pode tomar café da manhã e comer a toda hora.

    Snacks do menu degustação do Glouton

    • O chef Leo Paixão tem várias casas, mas o Glouton e o Nicolau Bar da Esquina são os que mais gosto. A última vez que fui ao Glouton deixei registradas aqui as minhas impressões sobre o Menu Degustação (veja o post Glouton em 8 tempos), mas acabo de ver no site deles que está de volta o menu à la carte, para comemorar os 10 anos da casa, com pratos clássicos. O Nicolau Bar da Esquina fica no bairro boêmio de Santa Tereza; o ambiente é lindo e as comidinhas, excelentes. 

    Torresmo de Porchetta com abacaxi, uma das maravilhas do Capitão Leitão

    • O Caravela, de cozinha portuguesa, e o Capitão Leitão, são dois restaurantes deliciosos comandados pelo chef português Cristovão Laruça. No primeiro, os pratos de bacalhau são o destaque. No segundo, de ambiente mais descontraído, o torresmo da foto acima é de dar água na boca, além de outros pratos com carne de porco. Já falei sobre os dois  aqui e você pode conferir nos posts Caravela e Capitão Leitão

    Peixinho da horta crocante do Cozinha Santo Antonio

    • Relativamente novo, o Cozinha Santo Antonio é apaixonante. Desses lugares simples de cozinha incrível, que a gente tem sempre vontade de voltar. A chef e historiadora Juliana Duarte, proprietária da casa, serve pratos com muita “mineirice”, como ela costuma definir, a preços ótimos. Amo o Instagram da casa, sempre muito cultural, além de apetitoso.

    Vitrine de doces do Fofo de Belas (o próprio é o que está na parte de cima da foto)

    • Mais uma boa novidade é o Fofo de Belas (nome de um doce português que eu não conhecia até então), um lugar muito agradável, com ótimos doces, incluindo o Fofo de Belas (o de pistache é uma delícia), sanduíches diferentes, pães e comidinhas para toda hora, além de drinques, vinhos, cafés e chás. Lugar perfeito para quem gosta de brunch.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *