Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    GastronomiaRestaurantes • 27 de outubro de 2022

    Glouton em 8 tempos

    Depois da pandemia, o chef Leo Paixão reformou o Glouton e abre apenas para jantar com um menu degustação surpreendente

    O menu é servido em oito etapas, com pequenas porções, combinando muita técnica e cozinha de raiz, em apresentações caprichadas. Desde que começou sua carreira solo, Leo Paixão optou por uma cozinha moderna, mas sem esquecer as raízes mineiras. O menu degustação (R$ 400) é servido apenas no jantar e pode incluir harmonizações com vinhos (R$ 600), selecionados por Robson, o simpático sommelier da casa.

    Entre os Snacks estão o delicioso Pão de Queijo canastra recheado com creme de frango e quiabo e o Gougère feito com queijo do Serro, servido com surubim defumado.

    Um dos pontos altos do jantar foi este Amuse Bouche: um Ravióli vegetal de nabo, super crocante, com castanha defumada e sorvete de milho verde, com pedacinhos de melancia.

    De entrada, o Lagostim com lardo e texturas de maçã também um dos meus favoritos, pela combinação de sabores e pelo frescor. Depois dele, foi servido o primeiro prato: Abóbora de pescoço, café, crustáceos e funcho, com texturas e espumas.

    Para o segundo prato você poderia escolher entre a Costela de porco, tutu e jiló ou a Rabada com nhoque de agrião e estragão. Como sempre, meu marido e eu pedimos pratos diferentes para provar mais coisas. Gostei mais da costela de porco, saborosa e desfiando ao toque do garfo.

    Em seguida, chegou a Beterraba com queijo de cabra. Estava curiosa para ver como seria, já que é uma entradinha que faço sempre aqui em casa (amo esta combinação). A versão do chef é cremosa e imita uma pedra e a preparação vem com outras pedras de verdade. Linda e deliciosa!

    Uma brincadeira do chef – pipocas com gelo seco, que você coloca na boca e solta fumaça pelo nariz – antecedeu a sobremesa. A combinação de Laranja, Amêndoa, Conhaque e Mascarpone é a finalização perfeita para quem como eu ama doces cítricos.

    E ainda teve espaço para os docinhos que acompanhavam o café orgânico da Alta Mogiana: pé de moleque de noz pecã, tartalete de goiabada com queijo e mini pudim de leite condensado.

    Os pratos e os vinhos mudam periodicamente. Recomendo bastante a experiência! 

    Glouton Restaurante
    Rua Bárbara Heliodora, 59, Lourdes
    Belo Horizonte, Minas Gerais
    Segunda a Sábado​ – das 19h30 às 23h30
    Importante fazer reserva (31) 3292-4237


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *