Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 10 de janeiro de 2019

Verduras frescas

No verão, a salada reina no cardápio, mas é a época mais difícil de manter as folhas frescas e crocantes. Quer uma solução?

A primeira dificuldade é encontrar verduras frescas nesta época do ano, já que a combinação de calor e chuvas é fatal para a maioria delas. Procuro comprar na feira, onde encontro produtos de qualidade e bons preços. Quando não dá, recorro aos bons supermercados. Outra dica é adquirir uma centrífuga para secar as verduras depois de lavadas.

Aprendi esta técnica de lavar as verduras, secar e guardar em um pote hermético com a Mara, que foi minha ajudante querida durante nove anos. Uso um pote grande e transparente da Tupperware, que veda super bem, e separo as camadas de folhas com toalha de papel. Guardadas assim, as verduras duram até cinco dias na geladeira, dependendo, claro, de como estavam na origem.

Se você quiser dicas de saladas diferentes para incrementar seu cardápio nesta época do ano, veja os seguintes posts:

Salada Niçoise – inspirada no livro Paris-Brest, do meu amigo jornalista Alexandre Staut, leva atum, ovos cozidos e outros ingredientes divinos, além de folhas!

Salada Grega – aqui tem tudo que eu amo: queijo feta, azeitonas Kalamata, cebola roxa e outros itens crocantes.

Salada e Vinho – o post fala de saladas para dias de temperatura mais amena, mas as duas receitas cabem em qualquer época do ano: uma salada que combina pera e queijo Roquefort e a Coleslaw.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!