Uma das minhas favoritas, essa salada combina ingredientes muito usados na cozinha grega, entre eles o queijo feta e as azeitonas Kalamata. O queijo, feito originalmente com leite de ovelha (às vezes combinado com leite de cabra), tem consistência quebradiça e uma sabor delicioso, levemente salgado e ácido. Costumo comprar o da Serra das Antas, que é bem gostoso. As azeitonas Kalamata são pretas, miúdas e bem saborosas. Como são importadas, nem sempre é possível encontrá-las. Neste caso, você pode substituir pelas portuguesas ou por outra azeitona preta.
Esta salada, na verdade, é bem “democrática”: você pode incluir ou eliminar um ou outro ingredientes, embora alguns deles sejam fundamentais, como o queijo feta, as azeitonas pretas, o tomate, o pepino e a cebola roxa. Eu gosto de incluir alface e rabanete. Para acompanhar, escolhi o Guaspari Sauvignon Blanc Vale da Pedra 2015, vinho produzido em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo. A combinação ficou muito boa!
Salada Grega
Ingredientes
- 1 pé de alface romana ou crespa
- 6 a 8 tomates pequenos (ou 3 tomates italianos)
- 1 pepino japonês (ou comum)
- 1 cebola roxa pequena
- 100 g de queijo feta
- azeitonas gregas a gosto
- 2 a 3 rabanetes
- azeite de oliva
- ervas da Provence desidratadas (ou orégano)
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1. Lave a alface e passe na centrífuga para tirar o excesso de água. Lave os tomates e corte-os ao meio (se usar tomates italianos, corte-os em cubos). Descasque o pepino e corte-o em fatias. Descasque a cebola e corte-a em fatias finas. Corte os rabanetes em fatias e o queijo em cubos.
2. Em uma saladeira, coloque todos os ingredientes. À parte, misture o azeite com as ervas de Provence ou o orégano, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem e regue a salada com este molho, mexendo com cuidado. Sirva em seguida.
Dica: antes de usar o queijo, retire-o da geladeira com 30 minutos de antecedência.
Deixe um comentário