Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 17 de julho de 2020

Cebola roxa

Fundamental no ceviche e no guacamole, a cebola roxa fica ótima em saladas ou combinada com peixes e legumes no forno

Adoro cebola roxa e este ingrediente nunca falta na minha cozinha. Crua, ela confere cor e textura para as preparações. Assada ou grelhada, ganha um sabor levemente adocicado que enriquece as preparações.

No guacamole e no ceviche, a cebola roxa é fundamental, mas gosto de incluir também em saladas. Duas delas que costumo preparar e incluir cebola roxa são de rúcula e tomate ou de vagem holandesa (aquela verde escura e fina) cozinha e resfriada, com tomate. Em alguns casos, prefiro cortar em gomos e não em rodelas.

A seguir, algumas preparações com cebola roxa:

Para este ceviche de robalo, eu usei 600 g do peixe cortado em cubos, temperei com 1 limão tahiti, juntei 1 pimenta-dedo-de-moça (sem as sementes) picadinha, 1 cebola roxa média cortada em gomos; temperei com sal e acrescentei coentro picado. Puro frescor!

Para conferir a receita desta deliciosa preparação mexicana, veja o post Guacamole refrescante. Uma entrada muito gostosa e fácil de preparar.

Costumo fazer ainda legumes como cenoura e abobrinha cortadas em palitos e couve-flor em buquês (você pode variar as combinações) e incluir cebola roxa cortada em gomos. A cebola enriquece incrivelmente o sabor dos legumes e você tem um acompanhamento ótimo para peixes, aves e até carnes, ou pode também servir com pão.

Com peixes na panela, como na versão acima, ou no forno, a cebola roxa combina muito bem. Costumo incluir quando preparo sardinhas no forno ou com outros peixes. Veja o posts: Peixe de Panela.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *