Para fazer o rosbife você vai precisar de uma boa peça de filé mignon e uma panela de fundo grosso. O que a carne precisa para ficar tostada por fora e rosada por dentro é de fogo alto. Fizemos na caçarola Lyon da Tramontina, sem levar ao forno, porque a peça de carne era fina (há os que fazem somente no forno). No tempero, apenas sal e pimenta-do-reino, mas você pode servir a carne com mostarda Dijon (eu adoro) ou fazer um molho com o fundo de cozimento da panela. É importante deixar a carne descansar um pouco, antes de cortar.
O acompanhamento clássico para o rosbife é a batata, que pode ser assada ou na forma de salada. A salada de batatas pode variar muito. Há os que acrescentam maionese, mas eu prefiro a versão mais fresca, com suco de limão e azeite.
Para preparar esta salada, eu cozinhei as batatas com a casca até ficarem macias para soltar o amido e deixar a preparação cremosa. Depois de frias, retirei a pele e cortei em quadradinhos. Acrescentei cebola roxa picada e pepino japonês, sem a casca, picado. Temperei com suco de limão, azeite e sal. Gosto de fazer com maçã verde, mas achei que o pepino foi melhor com o Bordeaux tinto que acompanhou o prato.
Deixe um comentário