A foto que abre este post é uma combinação clássica da cozinha francesa: filé com molho de mostarda, acompanhado de batatas dauphinoise. Foi este prato “comfort food” que meu marido e eu preparamos no último domingo bem frio em São Paulo e que fez o maior sucesso. Como entrada, minha sugestão é servir uma seleção de queijos brasileiros ou esta berinjela com tomates e mussarela de búfala, perfeita para abrir uma refeição. Para conferir a receita, acesse o link Receitas com Berinjela. Abra um bom vinho branco para acompanhar os queijos ou a berinjela.
Combinação deliciosa: berinjela, tomate, mussarela, azeite e manjericão
Para o prato principal, comece com a Batata Dauphinoise, onde você vai gastar mais tempo. Descasque 3 a 4 batatas grandes e corte-as em fatias bem finas, usando uma mandoline. Pique bem um dente de alho e reserve. Faça uma mistura de leite (200 ml) e creme de leite (150 ml), tempere com sal (2 colheres de café) e junte o alho e noz-moscada ralada na hora. Leve ao fogo em banho-maria, deixe aquecer e junte as fatias de batata para cozinhar nessa mistura, por cerca de 1 hora (vá verificando o ponto de cozimento). No final, acerte o sal e a noz-moscada, se necessário. Quando a batata estiver cozida, mas firme, leve ao forno para gratinar.
O ponto de cozimento é o grande segredo do prato
Para preparar o Filé ao Molho de Mostarda, compre uma peça inteira da carne e corte em bifes altos (entre 2,5 e 3,0 cm). Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e grelhe numa frigideira antiaderente. Coloque os pedaços menores quando virar os maiores para que não passem do ponto. Prepare uma mistura de creme de leite, mostarda Dijon, mostarda à l’ancienne e uma pitada de sal e coloque sobre a carne assim que estiver pronta, deixando apenas o suficiente para aquecer. Sirva em seguida, com um Bordeaux ou um Cabernet Sauvignon do Uruguai ou da Argentina.
Sobremesa fácil e muito gostosa, que fica perfeita com um Porto
Para a sobremesa, doure algumas amêndoas em lascas numa frigideira antiaderente, em fogo baixo. Retire do fogo, coloque sobre um prato e deixe esfriar. Escolha um bom sorvete de baunilha (amamos o do Lobozó), distribua uma ou duas bolas em um potinho, regue com um bom café coado e frio e complete com as amêndoas tostadas. Sirva com um Porto Tawny levemente refrescado.
Deixe um comentário