Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 8 de abril de 2021

Pesto de Rúcula

Uma forma deliciosa de aproveitar todas as folhas do seu maço de rúcula é fazer um pesto, que pode ser usado em peixes e massas

Mesmo sendo grande consumidora de saladas, nem sempre consigo aproveitar todo o maço de rúcula, verdura que eu adoro, mas que tem vida curta. Peguei esta dica com o sommelier Adiu Bastos e achei muito boa. Escolhi as folhas mais bonitas da rúcula para a minha salada (veja no post Verduras frescas a melhor maneira de conservá-las) e bati a outra parte no mixer com azeite de oliva extravirgem, castanha de caju e sal. Uma delícia para temperar massas, finalizando com um bom parmesão, ou peixes grelhados.

O pesto é feito originalmente com manjericão, azeite, pinolis, alho, sal e queijo parmesão ou pecorino ralado. Cada vez mais os chefs e cozinheiros criam novas versões, substituindo a erva principal por outros ingredientes (salsinha, agrião, beterraba) e os pinolis (nem sempre fáceis de encontrar) por outras castanhas.

No caso da rúcula, preferi não incluir alho (fiz um deles com alho e achei que ficou muito amargo) e nem queijo ralado, já que a ideia era deixar o pesto mais neutro para usar também com peixes. Espero que goste da dica e crie suas próprias versões!

Um simples peixe grelhado ganha outro sabor com o pesto de rúcula


2 respostas para “Pesto de Rucula”

  1. Ana Cristina Mazzali Stauch disse:

    Adorei! Também sempre acabo perdendo algumas folhas quando não são muitos para comer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *