Esta receita faz parte do repertório da chamada “cucina povera”, ou cozinha dos pobres na Itália, que não poderia ser mais rica em sabores. Além disso, aproveita ingredientes que poderiam ser descartados, como o pão amanhecido (assunto no post Sopa toscana, que fala sobre a Ribolitta).
Encontrei várias versões da Panzanella em livros e na internet, mas cada um pode fazer do seu jeito, com os ingredientes que estejam à mão. A tradicional leva o pão da Toscana, que não tem sal, mas você pode usar um bom pão italiano ou qualquer um de estilo rústico para prepará-la. Tomate, pepino, cebola roxa e manjericão estão entre os demais ingredientes, além de azeite de oliva, vinagre, alcaparras e anchovas (com estes dois últimos ingredientes, já ficou super rica a salada).
Uma das minhas referências foi a receita do livro Fundamentos da Cozinha Clássica, da Marcella Hazan (Editora Martins Fontes). Adorei a sugestão de tostar os quadradinhos de pão amanhecido e deixar neste “suco” de tomate por alguns minutos. Veja como eu fiz a salada toda:
- Peguei uma fatia grossa de pão amanhecido (usei o rústico da Pão Padaria Artesanal Orgânica) e cortei em quadradinhos. Depois, tostei em uma frigideira antiaderente, sem nada.
- Peguei 2 tomates, lavei e sequei. Bati um deles no processador, temperei com sal e coloquei sobre os quadradinhos de pão. Eliminei a pele e um pouco das sementes do outro tomate e cortei em cubinhos. Descasquei 1/2 pepino japonês e cortei em meias-luas. Piquei 1/4 de uma cebola roxa e coloquei em água fria para perder o ardor. Escorri e reservei.
- Em um almofariz, coloquei 1/2 dente de alho picado, 1 colher (chá) de alcaparras e amassei até ficar uma pasta (você pode juntar 1 ou 2 filés de anchovas, mas nem todo mundo gosta). Em seguida, coloquei azeite de oliva e um pouco de vinagre de vinho tinto (não exagere para que a salada fique delicada).
- Juntei os ingredientes picados ao pão com o tomate batido, reguei com o molho de alcaparras e completei com folhinhas de manjericão.
Uma salada fresca e saborosa, que é a cara do verão
Deixe um comentário