Pan Grattato nada mais é que a nossa farinha de rosca, ingrediente meio esquecido por alguns, mas que eu adoro! Pode-se usar para empanar, para dar “liga” em bolinhos de carne, em vez de farinha de trigo, e em gratinados, para dar um toque crocante. O pão amanhecido pode ser tostado antes ou depois, e a farinha pode ser mais fina ou mais grossa, dependendo do efeito que se quer dela. Para usar em gratinados, pode ser mais grossa para que seja mais crocante. No livro Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica, a autora Marcela Hazan recomenda que depois de esfarelado o pão, leve ao forno a 140 °C para secar, ou ainda, que seja tostado na frigideira de ferro. Na receita abaixo, meu pão já estava bastante duro, dispensando este procedimento.
Abobrinha Recheada com Ricota e Pan Grattato
Ingredientes
- 1 abobrinha italiana
- ricota
- ervas frescas ou secas picadas
- azeite de oliva
- farelo de pão amanhecido
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Corte a ponta da abobrinha, divida-a ao meio no sentido do comprimento e retire o miolo com a ajuda de uma colher pequena.
2. Num prato, esmague a ricota com um garfo (em quantidade suficiente para preencher a cavidade da abobrinha). Tempere com azeite, sal e as ervas e misture bem.
3. Corte um pedaço de pão amanhecido (se ainda não estiver bem duro, precisa colocar no forno para tostar levemente), coloque num pano de prato e esmague com um socador, até obter um farelo não muito fino.
4. Distribua a ricota temperada nas metades da abobrinha, distribua por cima o farelo de pão e regue com um fio de azeite. Leve ao forno até a abobrinha ficar macia.
Dicas:
- Você pode incluir outros queijos no recheio. Aqui, preferi uma versão mais leve, mas pode-se incluir parmesão ou mussarela de búfala.
- Esta mesma técnica pode usar para preparar tomates recheados ou legumes assados no forno, sempre polvilhando o farelo de pão por cima, antes de levar ao forno.
Deixe um comentário