Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 12 de maio de 2020

Molho de Tomate

O prazer de comer uma massa temperada com molho caseiro compensa qualquer trabalho, que nem é tanto assim. Veja minhas dicas!

A parte mais complicada para preparar este molho é encontrar tomates italianos bonitos, maduros e firmes. Na minha feira da Vila Madalena eu encontro sempre, embora os preços possam ser altos em algumas épocas do ano. Quando acho, compro uma boa quantidade para preparar meu molho de tomate e deixar um estoque (esta é das poucas coisas que congelo).

Gosto da versão mais fresca, com alguns pedaços de tomate, e preparo apenas com um fio de azeite. Uma vez pronto, você pode refogar alho (prefiro) ou cebola, juntar o molho, temperar com sal e pimenta-do-reino e adicionar folhas de manjericão ou orégano fresco ou seco. É possível ainda incrementar o molho com carne moída ou fazer versões vegetarianas, juntando azeitonas pretas ou mussarela de búfala, sempre na companhia das ervas frescas.

Para fazer o molho, lave os tomates, elimine a pele e as sementes (veja meu post Utensílios de cozinha, onde eu cito dois deles que uso para preparar tomates) e pique em pedaços pequenos.

Numa frigideira, coloque um fio de azeite, junte o tomate picado e misture bem. Deixe cozinhar, com a frigideira tampada por 20 a 30 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Você precisa prestar atenção para que não seque o molho. Espere esfriar e coloque em vidros ou potinhos e congele. Você vai ver que diferença é o sabor de um molho de tomate feito em casa!

Foto: Solange Souza


0 Comentários

Deixe o seu comentário!