Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 27 de fevereiro de 2019

Mesa para Um

Quando comemos sozinhos, a tendência é não caprichar muito. Para mim, deveria ser o oposto, porque afinal merecemos o melhor!

Adoro uma refeição em companhia, com troca de conversas, mas nem sempre isso é possível. O que inspirou este post foi o almoço que tive no último sábado. Fui à feira de manhã e comprei, entre outras coisas, uma posta de atum, verduras fresquinhas e decidi caprichar. Em poucos minutos preparei tudo. E abri até um vinho para acompanhar meu prato.

Adoro cozinhar, mas sou adepta da praticidade e costumo ter na geladeira algumas coisas para facilitar. Aqui, algumas dicas para inspirar você a caprichar nas suas refeições, mesmo que não tenha companhia.

Verduras lavadas – sempre dá para fazer rapidamente uma salada, incrementando com queijo fresco, mussarela de búfala (dois itens que sempre tenho também) e sobras de frango ou peixe.

Carpaccio – muito simples de fazer e super gostoso. Você retira as fatias congeladas e distribui em círculo em um prato, sem sobrepor. Enquanto vai descongelando, você prepara o molho: mostarda Dijon e azeite de oliva. Depois, você distribui algumas alcaparras, rega com o molho, junta pimenta-do-reino, sal (bem pouco, porque as alcaparras são salgadas) e queijo parmesão ralado grosso. Algumas folhinhas de rúcula e pão tostado, completam o prato.

Cogumelos frescos – em 15 minutos ou menos você prepara. Não se deve lavar, mas apenas limpar com toalha de papel. Gosto do estilo mediterrâneo, com alho, azeite e cebolinha ou salsinha, mas dá para fazer com manteiga e shoyu.

Ovos – cozidos, podem ser incluídos na salada, ou em omeletes, que permitem muitas combinações (presunto, queijo, tomates, alho-poró, cogumelos…).

Palmito pupunha desfiado – usando uma frigideira antiaderente, preparo um refogado de azeite e alho e passo rapidamente o palmito. Polvilho com ervas de Provence ou com salsinha e sirvo sozinho ou com frango grelhado. Delícia!

E se você gosta de sanduíches, que também são ótimos pela praticidade, veja este post: Sanduíche & Vinho.

Para completar, uma boa frigideira com tampa é fundamental. Faço quase tudo usando este utensílio.

E se você ficou com água na boca com o prato que abre este post, segue a receita:

Atum com Purê de Batata-doce e Salada 


• Tempere o atum com sal e pimenta-do-reino e grelhe em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e bem aquecida. Deixe por cerca de 3 minutos, vire e doure do outro lado e deixe grelhar. O tempo vai depender da altura da posta, mas a ideia é que fique bem rosado por dentro.

• Sirva o atum com purê de batata-doce e uma boa salada. Acompanhe com um Bordeaux branco.

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!