Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 12 de fevereiro de 2020

5 Livros de Cozinha

Preparei uma seleção de livros que me acompanham há anos e que são minhas fontes de consulta e inspiração. Confira!

Com tantas facilidades de busca na internet, os livros caíram em desuso para algumas pessoas, mas não para mim. Adoro livros, inclusive de receitas. Quase nunca sigo todos os passos à risca, mas gosto de ler tudo para ter ideias. Como já falei aqui, minha cozinha é mais intuitiva.

Com um novo ano começando, pensei em compartilhar com meus leitores alguns dos meus livros favoritos. Equipe-se e vamos cozinhar!

Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica – Marcella Hazan (Editora Martins Fontes) – um passeio pelos ingredientes e receitas da Itália. Um livro que eu amo!

Cozinha de Bistrô – 200 receitas práticas inspiradas nos pequenos restaurantes franceses – Patricia Wells (Ediouro) – este foi um presente do meu marido, que reclama que eu não uso o livro (ele usa o dele o tempo todo). Na verdade, gosto de ler os textos que abrem as receitas, sempre com alguma história de onde a autora aprendeu o prato. Meta para 2020, preparar alguns pratos deste livro, que é uma delícia de ler.

A Itália de Jamie – Jamie Oliver (Editora Globo) – parece que existe aqui uma predileção pela cozinha italiana, o que é verdade. Tem gente que não gosta do estilo de cozinha do Jamie Oliver, mas eu acho bem legal. Deste livro, preparo uma Caponata que faz o maior sucesso. No link tem a receita.

Vinho e Comida – Joanna Simon (Companhia das Letras) – bastante útil e completo para quem quer sugestões de harmonização de vinho com comida, por estilo, por região.

The New Cooks Catalogue (Knopf) – um dos livros mais incríveis que já vi sobre utensílios, com mais de mil itens, com fotos e ilustrações. Ótimo para você fazer uma seleção do que precisa (ou sonha) para sua cozinha e quais os utensílios mais adequados para cada função, de panelas a espátulas, entre outros. Este livro é ainda um passeio pela evolução e criação de muitos utensílios. Os textos (em inglês) são muito bem escritos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *