Aprendi com a chef Bella Masano, do restaurante Amadeus, que não se deve ter medo de cozinhar pouco os peixes e os frutos do mar. De fato, estes ingredientes, em sua maioria, só precisam de “um susto” no fogo. É o caso desta receita, que leva lulas. Faço o molho de tomates e acrescento as lulas, deixando cozinhar por 2 a 3 minutos, não mais. Depois, é só adicionar o espaguete cozido e escorrido, misturar e servir. Para preparar o molho é importante que os tomates estejam bem maduros e firmes (a parte mais difícil!). Acompanhe este prato com um Sauvignon Blanc, não muito aromático, da França, da Itália ou do Novo Mundo.
Espaguete com lulas e tomates frescos
Rende duas porções
Ingredientes
- 200 g de espaguete
- 1 cebola média
- 2 a 3 dentes de alho
- 5 tomates maduros e firmes
- azeite de oliva
- 500 g de lulas em anéis
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- folhas de manjericão
1. Descasque a cebola e pique-a em cubos bem pequenos. Descasque o alho e corte-o em lâminas. Elimine a pele e o miolo dos tomates e corte-os em cubos pequenos (se preferir, elimine também as sementes). Lave as lulas e deixe escorrer numa peneira. Depois de um tempo, tempere-as com sal e pimenta-do-reino.
2. Coloque o espaguete para cozinhar em bastante água fervente com um pouco de sal.
3. Numa frigideira grande, coloque o azeite e refogue a cebola. Junte o alho e deixe refogar até murchar, mexendo sempre e tomando cuidado para não queimar. Acrescente os tomates, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue em fogo mais baixo até que fiquem macios, por cerca de 15 minutos. Por fim, junte as lulas, aumente o fogo e deixe por 2 a 3 minutos.
4. Acrescente o espaguete escorrido, misture e adicione as folhas de manjericão. Sirva em seguida.
Deixe um comentário