Minha lasanha favorita é a tradicional, com presunto, mussarela e molho à bolonhesa. Aqui em casa, quem prepara esse prato é a Mara, minha ajudante querida, que além de cozinhar muito bem enche a casa com seu alto astral. Compartilho aqui essa receita, que para mim é a representação perfeita de um prato para o corpo e para a alma. Acompanhe com um Rosso di Montalcino ou um Chianti Classico e tenha uma refeição dos deuses!
Lasanha à bolonhesa
Rende 4 porções
Ingredientes
- massa de lasanha pré-cozida
Molho branco
- 250 ml de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- ½ cebola ralada
- manteiga
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
Recheio
- azeite de oliva
- 250 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- molho de tomate (se for usar o tomate pelado, 1 lata)
- 200 g de presunto cozido
- 200 g de mussarela
- queijo parmesão ralado
1. Numa frigideira, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Junte a carne, misture e deixe refogar. Acrescente o molho de tomate de sua preferência.
2. Molho branco: em outra panela, coloque a manteiga e refogue a cebola. Junte a farinha, previamente dissolvida em um pouco de leite, junte o restante do leite e vá mexendo até encorpar. Por último, acrescente o creme de leite e misture.
3. Numa forma, coloque uma camada de carne moída com o molho, as folhas da lasanha (a quantidade vai depender do tamanho da forma) e distribua o presunto e a mussarela. Cubra com o molho branco e vá alternando as camadas, terminando com um dos molhos. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até borbulhar. No fim do cozimento, ligue o grill para dourar a superfície.
Dica: para deixar a lasanha mais leve e cremosa, use creme de leite fresco para o molho branco. Para fazer o molho vermelho, o melhor é encontrar tomates bem maduros. Como nem sempre isso é possível, use o tomate pelado em conserva (um chef de cozinha me indicou o Mutti, marca italiana que é muito boa).
Deixe um comentário