Há muitos anos optei pelo arroz integral na minha dieta. Gosto de usar o cateto com vermelho, que depois de cozido ganha uma consistência cremosa. Além disso, o arroz integral cozido dura bem na geladeira, guardado em um pote bem fechado, o que é bastante prático (principalmente para esta época, em que muitos não têm ajuda em casa). Você prepara uma quantidade que dá para duas ou três refeições e tem à mão um arroz que pode ser combinado com vários acompanhamentos e que é super nutritivo.
Arroz integral com purê de banana-da-terra, peixe frito (estes dois feitos pela minha filha Carol) e salada de repolho roxo e beterraba
Para preparar o arroz integral cateto com vermelho, eu refogo no azeite meia cebola média picada. Junto 1 xícara (chá) de arroz, misturo e deixo refogar por uns minutinhos. Adiciono 4 xícaras (chá) de água fervente, tempero com sal e deixo cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos. É importante acompanhar o cozimento, adicionando mais um pouquinho de água (sempre quente), se precisar. A ideia é que fique cozido e cremoso.
Já o arroz negro, eu prefiro cozinhar em água e sal (coloque bastante porque o tempo de cozimento é de 50 minutos). Depois de cozido, você pode refogar no azeite cebola picada e servir com camarões grelhados, por exemplo. O contraste de cores é incrível! Ou fazer um refogado de cebola, abobrinha e cenoura em cubinhos e servir para acompanhar peixes ou aves.
Já dei uma receita aqui usando o arroz negro para rechear lulas. Foi uma das receitas mais gostosas que fiz junto com meu marido. Veja no post: Lula com Arroz Negro.
Deixe um comentário