Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 15 de outubro de 2021

3 Receitas com Frango

Fáceis de preparar e de grande efeito, estas receitas são ótimas para você ter à mão. Perfeitas para para o almoço de domingo

A carne de frango pode ser combinada com os mais variados ingredientes: com mostarda, com algo cítrico como laranja e limão e com ervas como o alecrim e o tomilho. As formas de preparo também variam muito. Selecionei aqui três receitas que gosto bastante e que fazem muito sucesso na minha cozinha.

O que abre esta foto é preparado com uma combinação de mostardas: Mostarda à l’Ancienne, que significa à moda antiga e inclui pequenas sementes claras e escuras, que dão textura e beleza ao prato, além de sabor; e Mostarda Dijon, que recebe o nome da cidade de Dijon, na França, produtora tradicional de mostarda. 

Frango com Mostarda e Alho-poró

Ingredientes

  • 2 peitos de frango
  • 1/2 cebola picada
  • creme de leite fresco
  • mostarda em grãos (à l’ancienne) e mostarda de Dijon
  • 2 talos de alho-poró
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino e deixe tomar gosto por uns 15 minutos. Elimine as folhas verdes do alho-poró, lave, seque e corte a parte branca em rodelas finas.
2. Numa frigideira grande, grelhe o frango no azeite, deixando pegar uma cor dourada. Junte o alho-poró e deixe cozinhar. Acrescente o creme de leite fresco (coloco bem pouco, apenas para dar uma cremosidade) e as mostardas a gosto (pode ser uma colher de chá de cada, ou mais, se preferir). Acerte o sal e a pimenta e desligue o fogo. Sirva com arroz branco. (se a ocasião for mais especial, acrescente amêndoas em lascas ao arroz).

Dica: a mostarda em grãos (à l’ancienne) é mais suave, enquanto a de Dijon é mais potente. Se você quiser acentuar o sabor da mostarda, precisa acrescentar um pouco mais da segunda. Outra opção de acompanhamento é uma massa, como o fettuccine na manteiga.

Sugestões de vinho: um Chardonnay mais estruturado ou um tinto mais leve, como o Valpolicella ou um Pinot Noir

Frango com laranja é uma combinação que eu adoro. Prefiro a versão no forno e gosto de incluir, além do suco, fatias de laranja com a casca, que ficam maravilhosas depois de assadas.

Frango Assado com Laranja 

Ingredientes 

  • 1 frango inteiro e limpo (uso o Korin)
  • suco de 3 a 4 laranjas
  • 1 a 2 laranjas com a casca cortadas em rodelas
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. De preferência na noite anterior, tempere o frango com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto, espalhando bem o tempero na parte interna e por toda a superfície (deixe-o já na assadeira). Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira.
2. Retire o frango da geladeira cerca de 20 minutos antes de assar. Preaqueça o forno por uns 10 minutos.
3. Prenda as coxas com um barbante e as asas com um palito para que depois de assado o frango fique mais bonito. Regue com o suco e distribua as fatias de laranja.
4. Leve o frango ao forno médio, coberto com papel-alumínio, até cozinhar. Elimine o papel-alumínio e deixe no grill por 5 minutos para dourar.

Se você gostar, pode incluir cebola ralada na hora de temperar o frango. Da forma como fiz, o sabor fica mais delicado.

Sobre o cuscuz, acompanhamento fácil e versátil, você pode ler no post 3 Graõs, 3 Receitas. Arroz branco ou espaguete na manteiga também ficam bem gostosos para acompanhar este prato.

Sugestões de vinho: Beaujolais ou Tempranillo sem madeira (ou com pouca madeira) da Espanha. Se optar pelo branco, sugiro um Chardonnay, com um pouco de madeira e estrutura. Um Riesling (sempre adoro), com um pouco de açúcar residual, também é uma boa.

Curry é outro ingrediente tradicional para a carne de frango. Você pode fazer desde uma versão mais cremosa, com creme de leite fresco, até esta que leva apenas um toque deste ingrediente para dar cremosidade ao prato.

Frango ao Curry com 3 Cereais e Ervilhas Frescas

Ingredientes

  •  500 g de peito de frango sem pele em cubos
  • azeite de oliva
  • 2 cebolas pequenas descascadas e picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara (chá) de 3 Cereais (arroz parbolizado, espelta e cevada, da Riso Inverni)
  • 2 colheres (chá) de curry em pó
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • creme de leite fresco

1. Em uma panela, coloque 1,5 litro de água para ferver. Assim que levantar fervura, junte os 3 Cereais e cozinhe por 20 minutos mais ou menos ou até ficar no ponto (cozido, mas firme). Escorra e reserve. Você pode substituir os 3 Cereais por arroz integral ou comum e cozinhar em um caldo caseiro de frango, se quiser acentuar o sabor.
2. Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe por alguns minutos.
3. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte o frango e doure de todos os lados (cerca de 5 minutos). No meio desse processo, junte a cebola e o alho e misture bem. Acrescente o curry, o cominho e as ervilhas (se necessário, junte um pouco de água quente ou caldo de frango) e deixe cozinhar. Junte o creme de leite (uso bem pouquinho, apenas para dar um toque de cremosidade), misture com cuidado e reduza o fogo, deixando somente mais uns dois minutos. Acerte o tempero e desligue o fogo.
4. Misture o frango ao curry com os 3 Cereais e sirva em seguida.

Sugestões de vinho: um Rosé ou um Gewürztraminer


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *