Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 22 de novembro de 2018

3 Grãos, 3 Receitas

Escolhi três dos meus ingredientes favoritos – arroz integral, cuscuz e quinoa – para compor pratos gostosos e saudáveis

Faz um bom tempo que passei a consumir arroz integral. Gosto de usar o cateto, com arroz integral e vermelho, porque fica mais cremoso. Uma refeição com arroz integral, legumes refogados e uma proteína, é perfeita para me deixar feliz e alimentada.

O cuscuz, feito com semolina de trigo duro, é mais recente na minha cozinha, mas acho tão prático, que tenho usado cada vez mais. É um ótimo acompanhamento para cordeiro, peixes e aves. Costumo comprar o de grão médio, da Ferrero, mas existem outras marcas.

Originária dos Andes, a quinoa virou moda há alguns anos no Brasil. Além de ser rica em nutrientes e não conter glúten, é muito fácil de fazer em seus diferentes tipos (branca, vermelha e negra).

A seguir, dou algumas dicas de como preparar cada um deles:

Arroz integral: costumo refogar cebola picada em uma panela com azeite. Junto o arroz, misturo e deixo tomar gosto por alguns minutos. Em seguida, adiciono água fervente (a proporção, em geral, é o dobro do que se usa para o arroz branco, ou seja, para uma xícara de arroz integral, quatro xícaras de água). Tempero com sal e deixo cozinhar em fogo baixo. Depois de pronto, você pode adicionar vegetais, como cenoura ralada ou alho-poró refogado.

Cuscuz: na embalagem vêm as instruções de preparo, mas eu explico aqui. Coloque uma xícara de água fervente com sal em um prato fundo, adicione uma xícara do cuscuz, tampe e deixe por cinco minutos. Depois, é só colocar um fio de azeite ou manteiga (sou do azeite!) e separar os grãos com um garfo. Eu gosto de fazer legumes refogados no azeite, como cenoura e abobrinha em cubinhos, e misturar com o cuscuz. Fica uma delícia!

Quinoa: também é muito simples de preparar e as embalagens dão todas as dicas. É possível combinar com legumes variados, cogumelos e ainda misturar os três tipos de quinoa. Já falei sobre a quinoa em dois posts: Vá de quinoa! e E-book de Natal. É só clicar nos links e pegar as receitinhas.

Para mais uma receita gostosa e fácil com grãos, vale a pena rever o post da chef Renata Braune: Saudáveis e gostosos.

Foto: Carol Stauch


2 Comentários

  1. Cris Stauch disse:

    Adorei as dicas e principalmente a foto da Carol

Deixe o seu comentário!