Uma das experiências mais bacanas que tive na minha viagem à Toscana, foi visitar a Tiberini, produtor orgânico de Montepulciano. O dia estava perfeito, com céu azul, e nos vinhedos as uvas estavam prontas para a colheita, que começaria em dois dias. Luca Tiberini mostrou a diferença do sabor das uvas em cada fileira de videiras, de acordo com o tipo de solo. Para quem não é do ramo, pode parecer muito técnico e entediante, mas para mim foi o máximo. Depois, provamos alguns vinhos que ainda estavam em tonéis e partimos para algumas garrafas. A tarde foi caindo e começaram os sons noturnos da natureza, enquanto a gente se deliciava com seus vinhos.
São seis gerações de viticultores, o que faz da Tiberini um nome muito tradicional na região. Entre os vinhos que ele produz estão:
• Tiberini Maturato Bianco IGT – feito somente em algumas safras, com a uva Pulcinculo (principal uva usada na produção de Vin Santo), é estruturado e gastronômico, com notas de amêndoas.
• Tiberini Podere Le Caggiole Rosso di Montepulciano DOC – feito com Prugnolo Gentile (90%), Canaiolo Nero e Mammolo, um vinho fresco e delicioso, excelente para acompanhar pizzas, massas e salumeria;
• Tiberini Podere Le Caggiole Vino Nobile di Montepulciano DOCG – com Prugnolo Gentile (85%), Canaiolo Nero (10%) e Mammolo (5%) é a grande estrela da região. Elegante, suculento na boca e com boa estrutura, pode ser tomado sozinho, mas fica muito bom acompanhando uma refeição.
• Tiberini Vigneto Campaccio Vino Nobile di Montepulciano Riserva DOCG – ele produz duas versões deste vinho de vinhedos únicos: Campaccio, com solos argilosos, e Fassatone, com solos arenosos (acreditem, o solo faz muita diferença no resultado final).
Menos conhecido, o Vino Nobile di Montepulciano esbanja elegância e frescor, além de ter preços mais atraentes do que o Chianti. É um vinho perfeito para acompanhar refeições.
Luca Tiberini nos mostrou alguns pontos da cidade de Montepulciano e dos arredores, nos levou para provar especialidades da cozinha local (veja o post Taverna-Enoteca Da Roberto) e foi muito além de falar apenas sobre seus vinhos.
Montepulciano é desses lugares apaixonantes e esconde algumas joias como o Caffè Poliziano, onde se pode tomar um vinho ou um café num terraço com a vista espetacular da cidade e dos arredores. Foi o primeiro lugar ao qual Luca nos levou, para um drinque de boas-vindas.
Notas: Prugnolo Gentile é uma variação da Sangiovese, a uva mais famosa da Toscana. Os vinhos da Tiberini são importados pela Premium Wines.
Deixe um comentário