Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 17 de outubro de 2018

Taverna-Enoteca da Roberto 

Em Montisi, na Toscana, Roberto Crocenzi prepara pratos incríveis, com produtos orgânicos locais. Uma belíssima experiência!

Estávamos em Montepulciano, começando nossa viagem pela Toscana, quando o produtor Luca Tiberini (ainda vou falar sobre seus vinhos) nos propôs uma experiência diferente, com um cozinheiro que ele conhecia, que tem um estilo muito peculiar. Percorremos estradinhas lindas, a poucos minutos de Montepulciano, até chegar a Montisi, vilarejo medieval onde fica a Taverna-Enoteca da Roberto, um lugar simples, com muito verde. Lá, Roberto Crocenzi não pode atender muita gente, já que ele cuida de tudo, o que faz com que as reservas sejam obrigatórias.

Toda manhã, ele mesmo vai fazer as compras e prepara o que encontra no dia, buscando os melhores ingredientes da estação, de pequenos produtores locais. Sua ideia de cozinha é preservar ao máximo o sabor dos seus pratos. Para isso, ele usa sal em quantidades mínimas, ervas que colhe em seu jardim e não gosta de incluir especiarias, que, segundo ele, atrapalham o perfume dos ingredientes.

Tivemos um almoço super agradável, em um dia lindo. Meu marido e eu, que amamos comer e cozinhar, adoramos esse tipo de programa, e a gente sempre acaba aprendendo alguma coisa para usar em nossa cozinha.

Primeiro Roberto nos trouxe uma salada, com berinjela grelhada, vários tipos de grãos e feijões, cenoura crua cortada em rodelas finas e algumas hastes verdes picadas, que me lembraram nirá. Acompanhamos com o Il Civettaio Vermentino 2017, que caiu muito bem.

Depois, ele serviu uma linguiça local muito saborosa, com batatas ao alecrim. Tudo muito simples, preparado na grelha, mas inesquecível. Tomamos com este prato o Il Civettaio Hiuls Montecuco Sangiovese Riserva 2006. Para terminar a refeição, Roberto propôs uma seleção de queijos locais, com diferentes graus de maturação. Gran finale!

Roberto Crocenzi faz parte do movimento Slow Food Presidia. Ele me mostrou uma espécie de declaração que fez em um dos seus antigos cardápios, onde diz, entre outras coisas, que não tem freezer e um micro-ondas nunca teve lugar em sua cozinha.

“Quando eu cozinho, não executo [os pratos] para o efeito, com ornamentos e coreografias. Apenas tento preservar a essência do ingrediente e apresentar de uma forma sem que tenha necessidade de interpretação.”

Como sou adepta de ingredientes frescos e de uma cozinha simples, me identifiquei demais com o estilo deste cozinheiro italiano, que tive o prazer de conhecer. Montisi fica próximo de Siena e para quem estiver visitando a redondeza, recomendo muito este restaurante.

Taverna-Enoteca da Roberto
Via Umberto I, 3
Montisi
Tel: 0577 845159
[email protected]
Imprescindível reservar

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!