Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 1 de novembro de 2018

Vieiras Grelhadas

Um dos meus pratos favoritos, as vieiras são muito fáceis de fazer. Com salada ou creme de ervilha, fazem o maior sucesso!

Vieira é um ingrediente raro e caro! As maiores, como as da foto que abre este post, vêm do Canadá. Do Chile também chegam vieiras menores, sempre congeladas, que podem ser encontradas em lugares como Casa Santa Luzia e Empório Santa Maria (e lojas do St Marché), além das lojas do Pão de Açúcar. Existe produção no Brasil, mas ainda não tive a oportunidade de provar. Este molusco bivalve (fica entre duas conchas) gosta de águas frias.

A carne tem textura firme e sabor delicioso. Para aproveitar tudo isso, minha dica é não inventar muito na hora de preparar. Costumo temperar com sal e pimenta-do-reino e grelhar no azeite por poucos minutos. Já servi com salada verde e desta forma como a da foto, com purê de ervilha. Esta receita foi inspirada em um prato que comi no Tanit, restaurante que eu adoro. O chef Oscar Bosch inclui ainda bacon bem sequinho. Fica o máximo!

Vieiras Grelhadas com Purê de Ervilha

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de ervilha seca
  • 1/2 cebola picada
  • vieiras (calcule três a quatro por pessoa para uma entrada)
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Em uma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola. Junte a ervilha e deixe tomar gosto. Adicione duas xícaras de água fervente e deixe cozinhar, até ficar macia. Você precisa controlar a água para que não seque. Como vai ter a consistência de um purê, não precisa colocar muita água.
2. Quando a ervilha estiver cozida, bata com um mixer ou no liquidificador. Esta é a forma como eu faço sopa de ervilhas também, usando mais água.
3. Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Grelhe as vieiras de todos os lados, tomando cuidado com o cozimento.
4. Distribua o purê de ervilhas em pratos fundos e coloque as vieiras por cima. Sirva em seguida e, se precisar, adicione flor de sal.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!