Esse é mais um caso em que o nome dado ao recipiente – um refratário quadrado, redondo ou retangular de bordas mais ou menos altas – acaba virando o nome do prato (como a terrine, por exemplo). Aprendi a preparar tian inspirada em uma matéria lindíssima sobre a Provence, na primeira edição que fiz da Gourmet life, em 2008. A matéria trazia muitas opções, inclusive doces, mas gostei especialmente da receita que inclui legumes e queijo de cabra, com um molho chamado pistou, parecido com o pesto italiano. Muito fácil de fazer, é uma boa opção vegetariana de prato único, entrada ou acompanhamento.
Minha sugestão de vinho: um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia ou do Chile
Tian de legumes com queijo de cabra
Ingredientes
- 2 abobrinhas
- 4 tomates bem maduros e firmes
- 1 pimentão amarelo
- 2 cebolas grandes
- 200 g de queijo de cabra fresco
- 1 dente de alho descascado
- 12 azeitonas pretas sem caroço
- sal e pimenta-do-reino
Pistou
- 3 dentes de alho descascados
- 1 ramo de manjericão
- 200 ml de azeite de oliva
- sal e pimenta-do-reino
1. Descasque as cebolas, lave e seque os tomates e as abobrinhas. Parta o pimentão ao meio e elimine as sementes e a parte branca. Corte tudo em rodelas regulares de ½ cm de espessura. Corte o queijo de cabra em fatias (você pode substituir o queijo de cabra por um queijo meia cura ou até mesmo fazer somente com legumes.
2. Pistou: em um almofariz, amasse os 3 dentes de alho, as folhas de manjericão e o azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem.
3. Numa tigela grande, coloque as fatias de cebola, tomate, abobrinha e pimentão, despeje o pistou por cima e gire a tigela para espalhar bem o tempero. Preaqueça o forno.
4. Passe o alho numa travessa refratária retangular. Unte-a com um fio de azeite e, em seguida, distribua os ingredientes em camadas intercaladas. Regue com o pistou restante, distribua por cima as azeitonas, tempere com sal e pimenta-do-reino e regue com mais azeite de oliva. Leve ao forno por cerca de 1 hora. Sirva a tian quente ou morna, acompanhada de pão.
Se você acha bacana receber dicas assim, siga Mesa Completa no blog, no facebook e no instagram!
Uma delicia.
Que bom que gostou!