Quem me passou esta receita foi minha professora de francês, Yannick d’Agrèves, a quem agradeço não somente por me ensinar este idioma que eu amo, mas por compartilhar comigo as coisas boas da vida.
Preparado com pimentão, cebola, tomates e ovos, pode ser um excelente prato vegetariano, servido com arroz branco ou pão, mas também acompanhar um grelhado (carne, frango ou peixe). Este prato, que recebe também o nome de chakchouka e chouchouka, pode ser servido quente, morno ou frio como entrada ou principal.
Tchoutchouka
Ingredientes
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 1 xícara (chá) de molho de tomate caseiro (ou 4 a 5 tomates em rodelas)
- 1 cebola média em rodelas
- azeite de oliva
- 2 a 3 ovos
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Em uma frigideira antiaderente, coloque o azeite e junte a cebola. Deixe até murchar e junte os pimentões, previamente lavados, limpos (sem a parte branca) e cortados em tiras. Deixe refogar por alguns minutos.
2. Se você tiver um molho de tomates caseiro (eu sempre tenho), adicione ao refogado, misture e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, moída na hora. Do contrário, use os tomates em rodelas.
3. Por fim, junte os ovos (quebre antes em uma xícara) e deixe cozinhar mais alguns minutos. Se preferir, polvilhe com salsinha picada. Fica muito bom!
Deixe um comentário