Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 15 de agosto de 2019

Sopas para aquecer

Preparei uma seleção deliciosa de 4 sopas, caldos e cremes, como este de ervilha, para você aproveitar os dias mais frios

Para mim, uma sopinha sempre cai bem e decidi compartilhar com meus leitores algumas das minhas favoritas. Gosto das versões práticas, como a do Creme de Ervilhas que abre este post, e a Sopa de Batatas com Escarola, inéditas por aqui, mas sempre presentes na minha cozinha. Outra receita que adoro é o Cappeletti in Brodo, um clássico da cozinha italiana que dei há um ano (coincidência…) no Mesa Completa.

Decidi incluir também uma receita do chef Carlos Ribeiro, que é mais elaborada e perfeita para os dias mais frios. O nome desta sopa revigorante é Cabeça de Galo, que vem acompanhada de uma história muito gostosa de ler.

A batata é ótima para combinar com verduras. Gosto de fazer esta sopa com escarola ou com alho-poró. Rápida de preparar, é leve e deliciosa.

Sopa de Batatas
Descasco de 3 a 4 batatas e corto em cubinhos. Numa panela, coloco azeite e refogo 2 dentes de alho cortados em lâminas (não deixe queimar, porque amarga). Junto a batata e misturo bem, deixando refogar por alguns minutos. Em seguida, junto água fervente, o suficiente para cobrir bem as batatas e sobrar para o caldo, tempero com sal e pimenta-do-reino e deixo cozinhar. Quando as batatas estão cozidas, eu amasso grosseiramente com um garfo (o ideal é retirar as batatas com uma escumadeira, colocar em um prato, amassar e devolver para a panela, mas quando faço em pouca quantidade, costumo amassar na panela mesmo…) e junto a escarola cortada em tiras. Deixo apenas até murchar e sirvo.

Você pode incluir linguiça defumada, que é uma combinação deliciosa com ervilha

Creme de Ervilhas
Para preparar este creme, eu uso ervilhas secas. Primeiro, refogo uma cebola picada no azeite de oliva (para 250 g de ervilha). Junto a ervilha, misturo bem e deixo tomar gosto por alguns minutos. Em seguida, coloco água fervente, o suficiente para que a ervilha cozinhe e fique ainda com líquido. Depois de cozida, bato a ervilha com o líquido no mixer, volto para a panela e tempero com sal e pimenta-do-reino. Sirvo assim ou com lascas de queijo parmesão e cebolinha picada.

Cappeletti in Brodo
Esta receita é ótima como entrada ou como prato principal. Já dei no Mesa Completa e você pode conferir a receita neste post: Cappeletti in Brodo. O segredo está no preparo de um bom caldo caseiro, que você pode fazer com antecedência.

Cabeça de Galo
Esta receita do chef Carlos Ribeiro é um caldo revigorante, muito comum na Paraíba (terra do chef), especialmente no Carnaval e no São João. Ajuda nas ressacas e nas convalescências! Para conferir a receita e a história completa, veja o post: Sopa para revigorar.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!