Em geral, prefiro o salmão defumado ou curado às versões grelhadas deste peixe. O salmão defumado é ótimo para fazer entradinhas rápidas e sanduíches. Algumas combinações clássicas com o pescado são creme azedo, mostarda, além de dill, erva aromática perfeita para peixes e frutos do mar.
Em sanduíches, você pode passar um pouco de creme azedo na fatia de pão antes de colocar o salmão e completar com cebola roxa, mostarda à l’Ancienne (ou Dijon com mel, que também fica ótima) e dill, ou substituir tudo isso por algumas folhas bem fresquinhas de rúcula. Caso não encontre o creme azedo, coloque algumas gotas de limão em um pouco de cream cheese e misture bem.
Confira a receita da entradinha fresca e deliciosa da foto que abre este post, que combina iogurte e pepino. Super refrescante para estes dias em que fomos agraciados com alguns dias de calor.
Salmão Defumado com Pasta de Pepino e Dill
Ingredientes
- 4 fatias de salmão defumado
- 1 pote pequeno de iogurte grego neutro (Yorgus)
- 1/2 pepino japonês em quadradinhos
- ramos de dill (endro)
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- fatias de pão preto para acompanhar
1. Em uma tigela pequena, coloque o pepino. Junte o iogurte, alguns raminhos de dill, sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Você pode acrescentar também cebola roxa bem picada.
2. Faça rolinhos com as fatias de salmão e coloque-os em uma travessa rasa. Sirva a mistura de iogurte e pepino à parte em um potinho. Complete com as fatias de pão.
Sugestões de vinho: Riesling ou Chenin Blanc
Deixe um comentário