Se esfriar, minha sugestão é o creme de couve-flor com especiarias para uma entradinha aconchegante e saborosa. Se a temperatura subir, a opção é esta salada de quinoa e legumes, fresca e nutritiva. Como prato principal, o frango ao curry fica perfeito para qualquer temperatura. Assim como anda complicado acertar a roupa com esta gangorra climática, que atinge principalmente a capital paulista, na hora de escolher o que comer também está difícil. Confira as receitas!
Além de entrada, este creme pode ser servido como prato único no jantar
Para preparar o Creme de Couve-flor com Especiarias usei uma couve-flor pequena (rende duas porções). Separei os buques e reservei alguns para decorar o prato. Refoguei 1 cebola pequena picada e 1 dente de alho picado em uma panela com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e 1 colher (sopa) de manteiga. Acrescentei os buquês de couve-flor e refoguei. Juntei água fervente (você pode fazer com um caldo de frango caseiro) até cobrir tudo, adicionei sal, pimenta-do-reino e um tempero que tenho que combina cardamomo, nos-moscada, sementes de coentro e gengibre em pó (caso tenha, use também uma folha de louro). Deixei cozinhar e depois bati com um mixer (se usar o louro, descarte-o antes de bater o creme). Voltei para a panela e reservei. Grelhei os buquês de couve-flor reservados em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite até dourar levemente. Aqueci o creme em fogo baixo, adicionei duas colheres (sopa) de creme de leite fresco e acertei os temperos. Distribuí o creme nas sopeiras e decorei com os buquês de couve-flor grelhados.
A quinoa é super versátil e permite muitas combinações
Na minha Salada de Quinoa com Legumes usei somente beterraba cozida e cenoura crua em cubinhos, além de brotos de beterraba, mas você pode adicionar maçã verde em cubinhos, cebola roxa e rabanete, além de usar alguma erva fresca ou folhas de mini rúcula. A ideia aqui é ter diferentes texturas e sabores. Antes de tudo, cozinhei a quinoa seguindo as instruções da embalagem e deixei esfriar. Depois, adicionei os legumes e brotinhos e temperei com azeite de oliva extravirgem, vinagre de maçã (somente um toque) e flor de sal. Para acompanhar, um Sauvignon Blanc.
Para acompanhar o frango ao curry, o Riesling é o vinho perfeito
Frango ao Curry é uma preparação muito fácil e deliciosa. Minha dica para preparar esta receita é que você use um curry muito bom, que faz toda a diferença. Eu combinei dois deles, o Curry Powder e o Hot Madras, e usei cubinhos de maçã verde para dar o toque agridoce. Você pode optar pelo peito de frango, que foi o que fiz, mas usar sobrecoxa deixa o prato ainda melhor (as partes com osso são sempre mais saborosas). Para deixar o peito de frango macio, ralei 1/2 cebola (depende da quantidade de frango) e espalhei bem por toda a carne, além de temperar com sal e pimenta-do reino. Deixei tomar gosto por alguns minutos. Depois, coloquei azeite em uma frigideira antiaderente e dourei bem o frango de todos os lados. Misturei os dois curries (1 colher de chá de cada um deles) com creme de leite (cerca de 1 xícara de chá) e adicionei ao frango, mexendo para distribuir bem. Tampei a frigideira, reduzi o fogo e deixei cozinhar. No meio do processo, juntei os cubinhos de maçã verde. No fim do cozimento, polvilhei com salsinha picada. Servi com arroz branco e um Riesling alemão da Koehler-Ruprecht. Ficou divino!
Deixe um comentário